Existe um período específico onde a aplicação é recomendada, que é exatamente antes do cio, contudo, ainda sim, existe um risco muito grande para a saúde da cachorrinha, sendo sempre mais indicada a castração para uma melhor manutenção da saúde da cadela, o uso de calcinhas para cachorras, se o problema com o cio for a ...
O uso de anticoncepcionais é um método seguro e eficaz na prevenção da gravidez em humanos. Mas você já parou para pensar se isso faz bem para o seu pet? a resposta é NÃO. Os contraceptivos em forma de comprimidos ou injeções são extremamente perigosos e podem colocar a saúde do seu pet em risco.
Antes de realizar a aplicação, você deverá agitar bem, já que é uma medicação injetável. O processo de agitação permite que as moléculas se misturem facilmente, deixando a medicação homogênea.
O período fértil dos animais é um estágio no qual, há liberação de ferormônios para atração de indivíduos do sexo oposto. Em muitas espécies de aves, é comum que os machos utilizem de certo charme e exibicionismo para despertar a atenção da fêmea- seja através de movimentações específicas, emissão de ruídos ou mesmo da presença de plumagens exuberantes.
Para evitar ou anular o estro (cio) de cadelas: 1 comprimido para cada 10 Kg de peso corpóreo/dia por 8 dias. Os comprimidos devem ser administrados assim que se apresentarem as características do cio. As manifestações do cio desaparecem entre 2 a 3 dias após o início da medicação.
Canal do Pet. Anticoncepcional para cadelas: método preventivo causa problemas de saúde. Disponível em: < https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/saude/2017-09-25/anticoncepcional-para-cadelas.html>;
“Os anticoncepcionais são inibidores compostos por hormônios que impedem a fase do estro (fase do cio)”, explica a veterinária. No entanto, segundo a especialista, esse método não é indicado devido às sequelas que os hormônios presentes nos anticoncepcionais podem causar no corpo do animal.
O erro mais comum na aplicação do anticoncepcional em cães é aplicá-lo quando a cadela entra no cio. Existe um período específico onde a aplicação é recomendada, que é exatamente antes do cio, contudo, ainda sim, existe um risco muito grande para a saúde da cachorrinha, sendo sempre mais indicada a castração para uma melhor manutenção da saúde da cadela, o uso de calcinhas para cachorras, se o problema com o cio for a sujeira de sangue pela casa, e limitar o contato com machos quando o problema é a gravidez indesejada.
Agora, de forma prática, vamos falar sobre como deve ser administrado o uso dos anticoncepcionais em cadelas. Primeiramente, solicite uma indicação do médico veterinário sobre qual o melhor anticoncepcional para a sua cadela. Se ele a acompanha, com certeza saberá indicar o melhor para ela.
Métodos anticoncepcionais cirúrgicos para cachorros 1 Em fêmeas: geralmente realiza-se uma ovariohisterectomia, ou seja, a remoção dos ovários e do útero. Depois deste... 2 Em machos: o mais seguro dos métodos anticoncepcionais cirúrgicos para cachorros é a orquiectomia, o que implica a... More ...
Mas, caso você queira que ela não engravide em um pequeno espaço de tempo, nesse caso, o mais indicado será o uso de anticoncepcionais, sempre realizando visitas periódicas ao médico veterinário, para que ele avalie bem a saúde de sua cadela.
A última fase, chamada de anestro, ocorre após o parto das cadelas que fecundaram, ou após o diestro. Possui duração aproximada de 120 dias, período necessário para que a fêmea descanse até o próximo período fértil.
A população de cães e gatos vem aumentando descontroladamente, tornando-se um problema de saúde pública. Essa superpopulação de animais e a falta de responsabilidade das pessoas geram um grande número de animais maltratados, abandonados e sacrificados todos os dias no Brasil. Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, e a castração ou esterilização é uma das formas de evitar que animais procriem de forma descontrolada e que (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas, portas de clínicas veterinárias, pet shops, ONGs de proteção animal, universidades[1].
Cães e gatos 24 hs. Cadela no cio: entenda o seu comportamento nesse período. Disponível em: < https://caesegatos24h.com.br/cadela-no-cio-entenda-o-seu-comportamento-nesse-periodo/>;
Durante a fase inicial (chamada de proestro), a fêmea ainda não está fértil, todavia, já apresenta certo inchaço e sangramento. A compra de fraldas especiais pode ajudar a lidar com o problema.
O uso indiscriminado de anticoncepcionais em cadelas ocorre devido à facilidade de aquisição, pois são vendidos sem restrição, a baixo custo e os tutores desconhecem os efeitos colaterais. Esses medicamentos são progesteronas sintéticas, que não podem ser usados em fêmeas pré-púberes, obesas, diabéticas e com patologias do trato reprodutivo ou das glândulas mamárias. O uso de progestágenos, dentre os quais se destacam o megestrol, a medroxiprogesterona e a proligestona, é o recurso mais utilizado dentre os métodos farmacológicos para o controle reprodutivo de cadelas.
Ter uma cadela em casa é uma alegria sem igual. Quando escolhemos adotar uma cadela, devemos ter em mente que ela deverá receber de nós todos os cuidados necessários, já que sozinha ela não consegue se manter.
Infelizmente não existe remédio caseiro para a cadela não engravidar e nem deixar de ter cio. As únicas formas de impedir a reprodução são: isolamento da fêmea até o final do ciclo estral (cio), esterilização cirúrgica ou uso de anticoncepcionais.
Antes de iniciar o uso de anticoncepcional em sua cadela, é fundamental que seja feita uma visita ao médico veterinário, pois se tratam de hormônios no organismo de um animal e que poderá prejudicar, em algum momento, a saúde dela.
Depois de conhecer os dois métodos para prevenir a gravidez em cadelas, você deverá optar por aquele que seja mais viável para o seu animal. Se você já tem certeza que não irá querer que ela tenha filhotes, opte pela castração.
Como saber se ainda tem filhotes para nascer Assim, para saber se ainda tem filhotes na barriga da cadela só teremos que contar os filhotes nascidos para ver se os dados coincidem ou contar as placentas (antes que a cadela a coma, é normal), já que nunca deve haver mais filhotes do que placentas.
Para identificar se a sua pet está com essa condição, atente-se aos sintomas de gravidez psicológica em cachorro:
Eles estão dentro de sacos amnióticos, uma espécie de bolsa cheia de líquido ao seu redor. Seu veterinário também pode fazer um ultrassom para verificar a gestação de cachorro. Isso também é legal para saber quantos filhotes estão lá, pois é possível escutar seus corações.
Palpação abdominal O animal a ser examinado é submetido a um jejum alimentar de seis a oito horas, ficando o mesmo em repouso e, dependendo do tamanho deste, será utilizada uma ou as duas mãos para a palpação dos órgãos abdominais (Concannon e Yeager, 1990).
Pode-se administrar 5 µg/kg/dia de cabergolina durante 10-14 dias. Na maioria dos casos, o prognóstico da mastite é favorável. Neste link poderá encontrar mais informação sobre a gravidez psicológica e o papel desempenhado pelas hormonas.
A única maneira de ter uma ideia mais precisa da quantidade de filhotes é, após o cruzamento, levar a cadela ao veterinário. Por meio de exames como ultrassom e ecografia, ele poderá dizer o número de filhotes.
Uma das formas mais eficazes de tratar e prevenir a gravidez psicológica em cadelas é realizar a castração do animal. O procedimento cirúrgico impede que a cadela fique prenhe e também reduz a produção de hormônios fundamentais para o desencadeamento da gravidez psicológica em cães.
A gravidez psicológica é uma doença que afeta as cadelas, principalmente as que não são castradas. Ela acontece quando há uma desordem hormonal e causa mudanças físicas e comportamentais no animal. Apesar de durar cerca de 2 semanas, a pseudociese (sintomas de gravidez psicológica) é bastante incômoda para as cadelas.
O procedimento cirúrgico reduz a produção de hormônios fundamentais para o desencadeamento da gravidez psicológica em cães. A castração é indicada tanto para animais que já tiveram a pseudociese quanto para fêmeas que nunca estiveram nessa condição.
Remédios Para Secar o Leite Materno
O efeito é imediato (dentro de 3 horas após a administração) e persistente (até 7-28 dias em voluntários saudáveis e pacientes hiperprolactinêmicos, e até 14-21 dias em mulheres puérperas). O efeito redutor de PRL é relacionado à dose quanto ao grau do efeito e à duração da ação.
Inibição da lactação: 1mg (dois comprimidos de 0,5mg) administrado em dose única no primeiro dia pós-parto. Supressão da lactação: 0,25mg (metade de um comprimido de 0,5mg) a cada 12 horas por 2 dias (dose total de 1mg).
Supressão da lactação 0,25 mg (metade de um comprimido de 0,5 mg) a cada 12 horas por 2 dias (dose total de 1 mg). Em portadores de insuficiência hepática (redução importante da função do fígado) recomenda-se que sejam usadas as menores doses do medicamento. Este medicamento não pode ser mastigado.
Apenas a medicação pode não "secar" o leite. Existem medidas que podem ser realizadas como a compressão e enfaixamente mamário. Se o bebê sugar e mamar, o efeito da cabergolina/dostinex será cortado. Se você ordenhar a mama, a produção do leite poderá ser estimulada.