Molhe uma toalha fina em água gelada e envolva uma pedrinha de gelo. Deixe repousar no local por, no mínimo, 10 minutos; No corpo, como as provocadas por pancadas: passe um pouquinho de azeite na região, fazendo uma suave massagem. Se a mancha roxa não passar em 1 a 2 semanas, é importante consultar o médico.
Um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele, causadas pelo sol ou pelo contato com água ou óleo, é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas, sendo excelente para queimaduras de 2º grau. Mas outras boas opções são a babosa, o mel e as folhas de alface, por exemplo.
NUNCA passe gelo, manteiga, pomada ou qualquer outra coisa na queimadura. A única coisa que podemos passar em uma queimadura é água corrente em temperatura ambiente (nunca gelada).
Apesar de ser frio, o gelo não deve ser utilizado, pois o frio excessivo pode prejudicar a pele e causar novas queimaduras e lesões. Além do gelo, é importante evitar passar algodão sobre a região queimada, pois pode colar na pele e interferir no processo de cicatrização.
Para queimaduras de primeiro grau, como por exemplo queimaduras de sol, recomenda-se tomar banho ou ducha com água fria e depois secar com uma toalha “acariciando” a pele, evitando ao máximo o contato excessivo com a pele (geralmente muito doloroso).
Como socorrer vítimas de queimadura de primeiro grau
Nestes casos é recomendado que:
As condutas iniciais ao paciente queimado são: afastamento da vítima da fonte de calor, seguido por imediato resfriamento da pele com água corrente proveniente de torneira ou ducha, não passando de 20 minutos devido ao risco de hipotermia, retirada da roupa, desde que não aderida à pele, escovação da pele no caso de ...
"O método mais eficaz e adequado de interrupçao da queimadura é a irrigaçao com grandes volumes de água a temperatura ambiente. O uso de água fria ou gelo é contraindicado3. Uma forma eficaz de tratamento de queimaduras recentes é a aplicaçao de curativos estéreis e nao aderentes.
As roupas devem ser removidas desde que não estejam aderidas à pele e busca-se resfriar a lesão e aquecer o paciente, através de manta térmica ou cobertores. Em casos de queimaduras químicas, retirar o excesso do agente causado com gaze e irrigar os olhos exaustivamente em caso de lesão ocular.
O Ringer lactato é o mais utilizado para reposição hídrica nas primeiras 24 horas, porque é semelhante ao líquido intravascular. Podemos utilizar a solução hipertônica a 7,5% de cloreto de sódio nos pacientes que chegam em choque e que não respondem ao uso de 2.
Extensão da Lesão - Superfície Corporal Queimada (SCQ): Estima-se que a cabeça e cada membro superior representem 9% da SCQ, cada membro inferior 18% da SCQ e o tronco 36 % da SCQ. Em crianças a palma da mão eqüivale a 1% da SCQ.
Quando as células do tecido mais superficial do corpo morrem, o resto do organismo fica comprometido. A invasão de bactérias e a queda das atividades cardíacas estão entre as complicações que podem se tornar fatais. Crianças são as maiores vítimas, mas acidentes poderiam ser evitados.
Regra dos nove: é atribuído, a cada segmento corporal, o valor nove (ou múltiplo dele): cabeça - 9% tronco frente - 18% tronco costas - 18%
Menores de 12 anos, por exemplos, são considerados grandes queimados se tiverem queimaduras de segundo grau em mais de 15% do corpo ou de terceiro grau em mais de 5% do corpo. Vítimas de queimaduras de origem elétrica são considerados grandes queimados automaticamente.
Quanto mais profunda, maior o estrago. A de primeiro grau é superficial e causa vermelhidão, porque os vasos que irrigam a superfície da pele ficam dilatados. Acontece geralmente quando tomamos muito sol. A de segundo grau é um pouco mais funda.
As queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais.
As queimaduras de primeiro grau e algumas queimaduras de segundo grau curam-se em dias ou semanas sem deixarem cicatrizes. As queimaduras profundas de segundo grau e as queimaduras pequenas de terceiro grau demoram semanas para se curarem e, normalmente, causam cicatrizes. A maior parte requer enxertos de pele.
Queimaduras de primeiro grau só causam vermelhidão. Já as de quarto grau vão até o osso. Elas recebem essa classificação conforme a gravidade e a profundidade do ferimento. Quanto mais profunda a queimadura, maior o estrago.
Tratamentos para uma queimadura de primeiro grau incluem:
Como identificar o grau de uma queimadura?