A vacina raiva (inativada) é administrada por via intramuscular, na região deltoide, em adultos ou região ântero-lateral da coxa em crianças. Esta vacina não deve ser administrada por via subcutânea ou intravascular. A posologia da vacina raiva (inativada) em adultos e crianças é a mesma (0,5mL).
- Administração: Não é necessário realizar preparo para administração. Deve ser aplicado por via intramuscular, na região glútea (quadrante superior externo). Nas crianças com idade menor de 2 anos, deve ser administrado na face lateral da coxa. Não se deve aplicar o soro na mesma região em que foi aplicada a vacina.
Divide-se o total de Unidades Internacionais (UI), necessárias para o paciente (1600UI), por 200UI e obtêm o total em ml de soro a ser administrado em ml = 8 ml. - Outra forma é o cálculo simplificado: Peso X 0,2 Exemplo: Paciente 40 kg → 40 kg x 0,2 = 8 ml. - Dose máxima a ser aplicada: 15 ml.
Em crianças e adultos, a vacina é indicada em três doses, sendo recomendado um intervalo de 2 meses entre as primeiras doses e 6 a 12 meses entre a segunda e a terceira dose. A vacina antitetânica confere proteção por 10 anos e, por isso, deve ser reforçada para que a prevenção da doença seja efetiva.
A reação da vacina pentavalente costuma durar até 72 horas (três dias).