Assim, a Harpa Cristã, hinário oficial da igreja Assembleia de Deus, reúne atualmente 640 hinos que são entoados nos cultos.
Paulo Leivas Macalão | |
---|---|
Paulo Leivas Macalão. | |
Nascimento | 17 de setembro de 1903 Santana do Livramento, Rio Grande do Sul |
Morte | 26 de agosto de 1982 (78 anos) Rio de Janeiro |
Nacionalidade | brasileiro |
Também escrevia e traduzia mensagens evangelísticas, doutrinárias e de exortação. Foi comentarista das Lições Bíblicas de Escola Dominical. Além de escrever, Frida Vingren se dedicava à música. Cantava, tocava órgão, violão e compôs cerca de 23 hinos da Harpa Cristã.
As demandas da Assembleia de Deus fizeram com que a denominação empreendesse a ampliação da Harpa Cristã. Mais 116 hinos foram adicionados ao hinário com o objetivo de abranger todos os cerimoniais e eventos da igreja.
Editado pela tipografia Guajarina sob orientação de Almeida Sobrinho tinha 44 hinos e 10 corinhos. ... Nove anos depois, em 1932, a Harpa Cristã já contava com 400 hinos. Na elaboração dos hinos, muito contribuiu o missionário Samuel Nyström.
A Harpa Cristã foi criada para reunir as composições do cântico congregacional e possibilitar o louvor a Deus nas atividades da igreja, como no batismo, nos cultos públicos e até em casamentos e em funerais. O objetivo da reunião de hinos é fortalecer a comunidade e evocar a adoração a Deus por meio do louvor.
Após a apresentação de uma proposta organizada pelo Pastor Adilson Soares da Fonseca, o conselho administrativo da Assembleia de Deus, em 1979, nomeou uma comissão para rever músicas e letras da Harpa Cristã. A comissão reuniu diversos pastores da denominação.
Em 1922, um ano após a criação do Cantor Pentecostal, a Harpa Cristã foi lançada em Recife. Dessa vez, sob orientação editorial do Pastor Adriano Nobre, o hinário teve tiragem de mil exemplares e foi compartilhada para todo o Brasil pelo missionário Samuel Nyström.
Da necessidade citada acima, nasceu o Cantor Pentecostal, em 1921. Ele foi impresso pela tipografia Guajarina, com a supervisão editorial de Almeida Sobrinho, o primeiro editor pentecostal, que também editou jornais da denominação, como o A Voz da Verdade.
Nyström era sueco e não dominava a língua portuguesa com perfeição. Mas isso não foi impedimento para que ele traduzisse diversas letras da hinódia original da Escandinávia.
Se você quer continuar desbravando o universo dos hinos de adoração a Deus, não deixe de conferir nosso post com os 10 hinos mais famosos da Harpa Cristã.
Desde a publicação do primeiro hinário da Assembleia de Deus, em 1922, muitos hinos foram agregados à Harpa Cristã. As músicas ganharam novas roupagens e arranjos para conquistar cada vez mais seguidores.
Independente de qual doutrina é seguida, o papel da Harpa Cristã é levar o Evangelho de Cristo para que as pessoas o conheçam, e a música é um excelente meio condutor para que isso aconteça.
O Product Lifecycle Management (PLM) que significa, em português, Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto é um conjunto de soluções e processos. O objetivo como próprio nome sugere é realizar a gestão dos produtos da empresa.
A Harpa Cristã é o hinário oficial da igreja Assembleia de Deus, que possui, no Brasil, cerca de 22,5 milhões de fiéis. A igreja é considerada a maior denominação pentecostal do mundo.
A Harpa Cristã foi criada para reunir as composições do cântico congregacional e possibilitar o louvor a Deus nas atividades da igreja, como no batismo, nos cultos públicos e até em casamentos e em funerais.
A Harpa Cristã atualizada só foi lançada em 1992. A nova versão foi aceita em muitas igrejas, porém, a maioria preferiu manter o hinário tradicional em seus cultos e liturgias.
A Convenção Geral Das Assembleias de Deus se reuniu em São Paulo, no ano de 1932, e nomeou uma comissão para editar e publicar a primeira versão da Harpa Cristã com música. Faziam parte dessa comissão:
O objetivo da reunião de hinos é fortalecer a comunidade e evocar a adoração a Deus por meio do louvor. A Harpa Cristã é dividida por temática e os louvores são direcionados para tipos de assuntos diferentes, como por exemplo:
Outras igrejas evangélicas adotaram a Harpa Cristã, muitas delas neopentecostais. Essas denominações encontram nas letras e melodias do hinário o acalento espiritual necessário para adorar a Deus.
Celestin Hochbrücker
A origem da harpa é provavelmente relacionada ao tanger da corda do arco do caçador. As ilustrações sobreviventes do uso da harpa na antiguidade remontam ao Oriente Médio e Egito por volta do ano 3000 a.C. As harpas antigas eram pequenas e tinham poucas cordas, o que limitava a emissão notas.
A invenção da lira, instrumento cósmico, por Hermes, e a oposição entre o apolíneo e o dionisíaco. Pã começa a soprar seu instrumento (a flauta), e os sons que saem são roucos e rústicos, à imagem de quem os toca.
A flauta é um instrumento de sopro, da família das madeiras. Sua origem remonta o período neolítico de nossa civilização, quando o homem, com a intenção de imitar o som dos pássaros, produziu os primeiros instrumentos de sopro que se tem registro, através de bambus perfurados.
A pessoa que toca flauta é chamada de flautista. Além da voz, as flautas são conhecidas por serem os primeiros instrumentos musicais. Existem flautas conhecidas datadas de há 40 000 a 35 000 anos, que foram encontradas na região dos Alpes Suábios (Alemanha).
O piano foi inventado por Bartolomeo Cristofori (1655-1731) da Itália. Cristofori estava insatisfeito com a falta de controle que os músicos tinham acima do nível de volume do clavecino. Ele reconheceu que a alteração do mecanismo de dedilhamento com um martelo criaria o piano moderno no ano de 1709.
Uma flauta de madeira vista ou usada em sonho é certeza de vida modesta, mas muito feliz; e, flauta de metal, nova sociedade e muita prosperidade. A flauta é um instrumento de sopro que produz um som extremamente bonito e elegante.
O que são os Símbolos de música: Os símbolos de música são representações gráficas das notas musicais, utilizados principalmente nas partituras, como forma de instruir os músicos e o maestro. Existem diversos símbolos musicais, sendo que estes se dividem principalmente entre claves, notas, acidentes e pausas.
A flauta doce é um instrumento da família dos sopros, da família das madeiras, e como tal funciona pela vibração da coluna de ar dentro do tubo do instrumento. ... Como vemos no vídeo acima, quando o ar se divide ele se movimenta para dentro e para fora do instrumento, produzindo uma vibração ou oscilação.
A flauta transversal, por vezes chamada de flauta transversa ou simplesmente de flauta, é um aerofone da família das madeiras. Apesar de atualmente ser fabricada em metal, em sua origem, esta era de madeira.
A flauta doce ou flauta de bisel é um instrumento de sopro de origem medieval, de palheta fixa (aresta), com oito furos tapados diretamente com os dedos, muito utilizado atualmente para musicalização.
A flauta transversa, também chamada de flauta transversal, é um instrumento de sopro do grupo das madeiras que, conforme o próprio nome indica, é tocada em uma posição transversal. Inicialmente era construída de madeira e possuía muitos orifícios e apenas uma chave.
Duração: 3 anos com certificação de conclusão das séries iniciais.
A flauta transversal não é um instrumento difícil de se tocar, mas sim difícil de se dominar.Um site que tem vários vídeos, métodos e outras coisas é o site: https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/home.
A flauta em C tem a nota A4 (lá) afinada em 440 Hz. Para produzir o som, o instrumentista sopra através de um furo lateral na cabeça do instrumento. O jato de ar produz uma turbulência quando atravessa a aresta da abertura; parte do ar entra e a outra escapa.
O som da flauta é um som suave. Já, era comum no século 14. Em relação à outros instrumentos é um dos mais fáceis para crianças começarem a tocar.
70 cm
Escalas maiores Do, Fá, Si bemol, Mi bemol. Lá Bemol, Ré Bemol. OBJETIVOS: – Tocar as duas oitavas da flauta com fluência conhecendo todas as notas cromáticas.
Esta flauta mede 3,1m de comprimento. O dedilhado das flautas renascentistas é diferente das flautas barrocas, geralmente com muitas notas de forquilha e uso de meios furos ou “sombra” para afinar algumas notas. O que torna passagens virtuosísticas ainda mais difíceis para serem tocadas.
Normalmente o Lá adotado é 442Hz, mas existem instrumentos e orquestras que também usam o Lá 440Hz como referência de afinação. Você precisa saber qual 'Lá' sua orquestra irá utilizar ou instrumento, e afinar igualmente. Na flauta transversal temos dois pontos de afinação, uma afinação principal e outro móvel.
O mecanismo para a afinação da flauta transversal é muito simples. Ela é feita a partir do encaixe do bocal ao corpo da flauta. Por questões de ressonância quanto maior o tubo da flauta, mais grave é o som produzido e quando menor, mais agudo. E é utilizando esse princípio que iremos afinar a flauta transversal.