A válvula atrioventricular direita, que separa o átrio direito do ventrículo direito, possui três pregas ou cúspides e é por isso que é denominada válvula tricúspide. A válvula atrioventricular direita apresenta apenas duas pregas ou cúspides, por este motivo é denominada válvula bicúspide ou mitral.
Tricúspide - Possui três folhetos. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio direito e o ventrículo direito. Aórtica - Permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo esquerdo em direção à aorta. Pulmonar - Permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo direito em direção à artéria pulmonar.
Os grandes vasos do coração são: a aorta, a artéria pulmonar, a veia pulmonar e as veias cavas superior e inferior.
O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada. Normalmente pesa cerca de 300 g. Observe as principais partes do coração humano.
O coração é um músculo que bombeia o sangue recebido das veias para as artérias de todo o corpo. O coração está posicionado no tórax, atrás do esterno (esterno); na frente da traqueia, esôfago e aorta; e acima do diafragma. Um coração normal tem aproximadamente o tamanho de um punho fechado e pesa cerca de 298 gramas.
Na face anterior de cada átrio existe uma estrutura enrugada, em forma de saco, chamada aurícula (semelhante a orelha do cão). O átrio direito é separado do esquerdo por uma fina divisória chamada septo interatrial; o ventrículo direito é separado do esquerdo pelo septo interventricular.
As paredes do coração são constituídas por três camadas distintas, sendo a camada mais externa o epicárdio. A camada média espessa é o miocárdio, constituído por tecido muscular cardíaco que se contrai causando compressão nas câmaras cardíacas e, consequentemente, ejeção de sangue.