A recuperação depois de uma mastectomia engloba a prática de exercícios físicos para recobrar os movimentos e a força no braço e no ombro do lado em que foi extraída a mama. Executá-los de acordo com as orientações do mastologista e do fisioterapeuta também ameniza a sensação de dor e rigidez nas costas e no pescoço.
Geralmente, a maioria das mulheres que fizeram mastectomia, que é a cirurgia para remoção da mama ou parte dela devido a câncer, recuperam bem após o procedimento e não desenvolvem complicações e, normalmente a recuperação demora entre 1 mês a 2 meses.
INTRODUÇÃO: O linfedema pós-mastectomia é um quadro patológico crônico e progressivo, que gera déficit no equilíbrio das trocas de líquidos intersticiais, resultante principalmente da dissecção axilar do nódulo, da radioterapia na axila e da quimioterapia.
O tratamento do linfedema deve ser orientado pelo médico e pelo fisioterapeuta e pode ser feito com:
COMO É FEITA A DRENAGEM LINFÁTICA NESTES CASOS? É feita com massagens sobre toda a área operada, e em pontos que ativam os gânglios linfáticos, levando a linfa até eles, facilitando assim o escoamento deste líquido. No início elas são bem suaves e não há dor durante a sessão.
Diferentes tipos de tratamentos na "Drenagem Linfática" pós cirurgia plástica.
Normalmente são indicadas de 20 a 30 sessões no pós-operatório da lipoaspiração, sendo que os intervalos podem variar de acordo com a indicação do profissional responsável.
E todas as orientações médicas devem ser seguidas para evitar o surgimento de fibroses, hematomas e inchaços. Segundo a esteticista Renata Buarque, da clínica Medical Laser, é necessário que o paciente passe por até 20 sessões de drenagem linfática no pós-operatório.
A sessão de drenagem linfática dura cerca de uma hora e deve ser feita de uma a duas vezes por semana, sempre com um intervalo mínimo de 24 horas.
Após a cirurgia de abdominoplastia, é necessário fazer sessões de drenagem linfática para aprimorar. ... Olá, a drenagem linfática costuma acelerar a melhora do edema no pós operatório e com isso melhorar o resultado final. Apesar de não ser obrigatório, o paciente vai se beneficiar do resultado pós drenagem.
Resultado: Na primeira sessão já é possível perceber diminuição do inchaço nos membros, mas o ideal, segundo Daniel, é fazer de 5 a 10 sessões para se ter um resultado duradouro. "Já vi o resultado se manter por até 6 meses após 10 sessões. Mas depende muito do problema da pessoa.
A drenagem linfática deve ser realizada por profissionais habilitados, como fisioterapeutas e massoterapeutas.
três dias
Apesar da drenagem linfática ser drenante e antioxidante, ela não atua diretamente no metabolismo das gorduras. Assim, os centímetros perdidos com a drenagem linfática não representa a retirada de gordura acumulada nestes locais. Por isso, seria mais correto afirmar que a drenagem linfática desincha, e não emagrece.
De acordo com Taynara, a drenagem linfática não produz emagrecimento, mas, ao melhorar a condição do edema existente no indivíduo, trazendo melhora na retenção de líquido pré-existente, passará essa impressão, pois há uma aparência de menor inchaço.
Os principais benefícios da drenagem linfática são:
A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem que auxilia na definição dos músculos. Ela ainda aumenta o bem-estar, ajuda na redução de medidas e do inchaço corporal. Esse tratamento revolucionário minimiza a retenção de líquidos e o inchaço nas pernas, barriga, tornozelos, mãos, pés e braços.