A metaplasia apócrina é um achado frequen- te na mama e está associada à formação de quistos. Pode assumir um aspecto mais exu- berante com padrão papilar, revestindo ei- xos fibrovasculares.
O cisto de mama, também conhecido como cisto apócrino, é uma alteração benigna da da mama. Ele é um tumor que apresenta-se na forma ovalada ou redonda, solitária ou múltipla, que pode ter desde um milímetro até vários centímetros de diâmetro.
O carcinoma ductal invasivo (ou infiltrante) é o tipo mais comum de câncer de mama. Cerca de 80% dos cânceres de mama invasivos são carcinomas ductais invasivos. Se inicia em um ducto mamário, rompe a parede desse ducto e cresce no tecido adiposo da mama.
Bem, um cisto mamário corresponde a uma dilatação de um dos ductos mamários, ficando repleto de liquido na maioria dos casos - a este tipo conceituamos como cisto simples. O cisto simples é responsável pela maioria dos casos de cistos mamários e não tem relação com risco de câncer de mama.
Durante a punção pode obter-se líquido transparente, amarelado, esverdeado ou sanguinolento.
Na maioria das vezes, os cistos não necessitam de nenhum tratamento. Com exceção dos casos em que há dor ou desconforto da paciente, quando é possível fazer uma punção com agulha fina, no próprio consultório, para retirada do líquido acumulado.
A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação - às vezes sem nem saber que está grávida - ou então, após o período de amamentação. Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos.
Os nódulos de mama podem ser bolsas cheias de líquido (cistos) ou massas sólidas, que geralmente são fibroadenomas. Os fibroadenomas não são cancerosos e os cistos também não costumam ser.
Nódulo na mama tem cura? Sim. Nos casos de nódulos sólidos, a remoção deles é feita por cirurgia. Nos casos de cistos, pode-se realizar punção para esvaziamento completo deles.
A cirurgia para retirar um nódulo da mama é conhecida como nodulectomia e, geralmente, é um procedimento relativamente simples e rápido, que é feito através de um pequeno corte na mama junto do nódulo.