A preservação do patrimônio natural propicia excelente exercício de integração entre os elementos físicos e biológicos da natureza, os sistemas que estabelecem entre si e com as ações humanas.
O primeiro passo para manter a nossa cultura viva é investir, acreditar e consumir a cultura local. Prestigiar as apresentações da banda de sua cidade, por exemplo, ou ainda comparecer às peças de teatro encenadas por um grupo local, mesmo que amador.
É importante preservar o conhecimento e o patrimônio histórico de um povo justamente pelo legado que pode ser deixado para as gerações posteriores. Todo o conhecimento da humanidade passou por diversas fases de aperfeiçoamento, inclusive pela preservação e pesquisa da história de outros povos e tecnologias.
Auxilia na transmissão dos valores presentes para as gerações que virão. As tradições colaboram para o despertar da consciência coletiva da cultura e da história, pois resgata as raízes culturais de regiões e desperta no indivíduo o interesse e o orgulho a respeito de sua própria cultura.
A tradiçao oral, sempre foi fundamental para a formaçao de nossa cultura, nela sao passados muitos ensinamentos de alguém mais velho para alguém mais novo, transmitindo assim muito conhecimento geralmente de pai para filho, entao, a tradiçao oral contém um nivel muito alto de importancia, tanto quanto a tradiçao por ...
Algumas pessoas precisam das tradições religiosas tanto quanto das tradições familiares ou das próprias de seu povo (culturais), como reforço de personalidade e meio de adaptação do indivíduo em um contexto social, tornando-o "parte do grupo", o que as faz se sentirem seguras e protegidas.
As tradições religiosas têm poder de influências na vida de seus seguidores, tanto em nível pessoal como na vivência coletiva. As crenças religiosas direcionam os comportamentos humanos como: o modo de falar, de se alimentar, de praticar o lazer, de se vestir e outras dimensões da vida.