Introdução: A colite microscópica linfocítica (CL) é uma doença inflamatória do trato colônico caracterizada, usualmente, por diarreia crônica aquosa não sanguinolenta e ausência de expressão laboratorial, endoscópica ou radiológica.
A colite eosinofílica, considerada uma forma mais tardia de expressão de alergia alimentar não mediada por IgE, afeta preponderantemente lactentes e crianças de baixas faixas etárias nas quais assume uma apresentação auto-limitada, tornando-se mais grave em crianças em idade escolar, adolescentes e adultos jovens.
A gastrenterite eosinofílica (GE) é uma importante, embora rara, etiologia de dor abdominal. É uma doença com apresenta- ção heterogênea, que pode afetar tanto crianças como adultos, caracterizada pela presença de intenso infiltrado de eosinófilos em um ou múltiplos segmentos do trato gastrintestinal (TGI).
A causa da esofagite eosinofílica é provavelmente uma resposta imunitária a antígenos alimentares em pacientes com suscetibilidade genética; os alergênios ambientais também podem desempenhar algum papel. Inflamação esofágica crônica não tratada pode por fim levar a estreitamento e estenose esofágica.
Eosinófilos são um tipo de glóbulo branco do sangue que desempenha um papel importante na resposta do organismo a reações alérgicas, asma e infecção por parasitas. Essas células participam da imunidade protetora contra certos parasitas, mas também contribuem para a inflamação que ocorre em distúrbios alérgicos.