Usamos uma regra prática, chamada de regra de Ampère ou regra da mão direita, para definir o sentido do campo produzido pela corrente induzida. Nesta regra, usamos a mão direita como se estivéssemos envolvendo o fio. O dedão irá apontar o sentido da corrente, e os demais dedos o sentido do campo magnético.
é o fenômeno que origina a produção de uma força electromotriz (f.e.m. ou tensão) num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável, ou bem num meio móvel exposto a um campo magnético estático. É assim que, quando o dito corpo é um condutor, produz-se uma corrente induzida.
O sinal negativo da fórmula indica que a polaridade da força eletromotriz induzida (ε) deve ser contrária à variação do fluxo magnético ΔΦ.
Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética, afirma que a variação no fluxo de campo magnético através de materiais condutores induz o surgimento de uma corrente elétrica. ... As turbinas das hidrelétricas são como grandes bobinas que giram, produzindo corrente elétrica.
A lei de Lenz enuncia que, quando houver uma variação de fluxo magnético sobre um condutor fechado, surgirá, nesse condutor, um campo magnético que se oporá a tal variação. Essa lei é uma consequência direta de um princípio da física conhecido como conservação da energia e complementa a lei de indução de Faraday.
A força eletromotriz é a energia potencial por unidade de carga elétrica produzida por geradores elétricos, como baterias ou pilhas. ... É uma grandeza escalar que pode ser definida como a energia potencial elétrica por unidade de carga.