Traço é a unidade de massa de reboco usada para a construção. Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia) para paredes internas, e 1:2:4 para externas, mas alguns profissionais usam outras fórmulas para o trabalho.
O traço recomendado por construtores e pela SINAPI para assentamento de tijolo cerâmico é de 1:2:8 (cimento:cal:areia) ou 1:8 (cimento:areia).
Fazendo um cálculo simples, chega-se a 2,03 sacos para cada metro quadrado de construção, em média.
Como calcular quantidade de cimento O resultado é 8,3 kg de cimento por m2. Então, aplique essa proporção para uma medida de 80 m2, por exemplo: 8,3 x 80 m2: 664 kg de cimento.
O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.
Há alguns tipos de caminhão betoneira no mercado que diferem entre si pelo volume de concreto que conseguem produzir e transportar, o mais tradicional é o caminhão com capacidade para 8m³, outros modelos tem capacidade variando entre 5m³ a 10m³.
+ Calculando a quantidade de concreto Mas a encomenda mínima, estabelecida pela maioria das empresas, é de dois metros cúbicos, o que seria suficiente para preencher uma laje de quase trinta metros quadrados e sete centímetros de espessura.