Você não precisa ser cego para não enxergar, basta que não haja luz, se a palavra do Senhor que é luz não estiver em você, você é cego, e se a palavra não está em você todos que te seguem vão morrer, porque uma hora vão cair no precipício.
A cegueira espiritual consiste na cegueira da mente, ou incapacidade de ver as coisas na dimensão espiritual , ou seja , enxergar o mundo sem ilusões , mascara social e auto imagem criada para ser aceito e escravizado por um sistema denominado pelas religiões como simplesmente “O Mundo”.
Estando eu no mundo, sou a luz do mundo. Tendo assim falado, cuspiu no chão e, fazendo lodo com o cuspo, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo: Vai lavar-te no tanque de Siloé (que quer dizer, "Enviado"). Ele foi, lavou-se e voltou com vista.
"Vejo os homens, porque, como árvores, os percebo andando", disse o homem. Jesus repetiu o procedimento, resultando numa cura completa e em perfeita visão. "Não entres nem na aldeia", ordenou então Jesus, tentando evitar que a notícia se espalhasse.
Assim como lúcifer, que no céu, rompeu a ligação com DEUS – O CRIADOR. Do mesmo modo, os homens destituídos da glória de Deus, caminham como “ÁRVORES” de um lado para o outro, sem propósitos, sem destino certo, sem esperança, sem felicidade, sem paz. Por quê? A resposta é simples: Eles estão sem raiz!
Betsaida (casa da pesca, em hebraico) era uma povoação pesqueira a nordeste do Mar da Galileia, situada a alguns quilómetros de Cafarnaum. Um cataclismo, entretanto, erguendo-a, afastou-a do lago. De acordo com o Evangelho de João, os apóstolos Pedro, André e Filipe eram naturais desta povoação (João 1:44).
Este reservatório ou tanque ficava perto da Porta das Ovelhas, na zona Norte de Jerusalém. Ao redor deste tanque existiam cinco alpendres ou colunatas onde muitos doentes, bem como cegos e coxos, se juntavam aguardando que as águas consideradas milagrosas se agitassem.
Para abrir os olhos ao cego, Jesus uniu a própria saliva (água da Palavra) e a aplicou à terra (natureza terrena ou carnal). Aplicou o lodo aos olhos do cego e mandou que este fosse se lavar (novamente a água), mas não em uma água qualquer, mas na água da fonte do Enviado (a própria Palavra de Jesus).
O Pecado de Nascença. Talvez mesmo as pessoas que moravam em Israel, na época de Jesus, tivessem essa mesma dúvida, se o paralítico nasceu já com a impossibilidade de se locomover. Isso porque a sociedade daquela época acreditava na teologia da causa e efeito.
Betesda ou Bethesda pode referir-se a: Betesda deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth ou Beit = "Casa" e Chéssed = "bondade, benignidade, misericórdia". Significa, portanto, "lugar da misericórdia divina" ou "casa da misericórdia divina".
João 5: 1 . Houve uma festa dos judeus: – Esta, com toda a probabilidade, foi a festa da páscoa, chamada festa, por meio de eminência; e, portanto, poderia ser traduzido, era a festa dos judeus. Ver Mateus 27:15 .
7 festas judaicas anuais