Reclamação de alimentos e de Produtos
Passo a passo de como se faz uma carta de reclamação
Muitas empresas já possuem o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que atende as reclamações e procuram resolver logo o problema. Você pode encontrar o telefone delas nas embalagens dos produtos. Quando for reclamar conte, minuciosamente, o que aconteceu para auxiliar a resolução do seu problema.
Respire fundo e exponha o problema sem usar palavões e xingamentos. Evite afirmar que a empresa é desonesta ou age de má fé, mesmo se a sua publicação for feita apenas em sua página pessoal; lembre-se: rede social é um ambiente público e o que se posta pode ser visto e compartilhado.
Se o problema não for resolvido ou se a loja virtual não estiver cadastrada no consumidor.gov, você poderá também efetuar a reclamação no PROCON via correios, presencial ou eletronicamente. Valendo a mesma dica de sempre guardar todos os comprovantes de atendimentos e reclamações.
Se o produto não é entregue na data combinada, o ideal é entrar em contato com a empresa que vendeu, para saber o que aconteceu. Separar informações como protocolo de atendimento, código de rastreio, data, horário e código da mercadoria também são essenciais.
Como resolver esse problema caso o produto não tenha sido entregue?
Se você já efetuou a compra sem que o fornecedor estabelecesse data para a entrega do produto, aguarde sete dias úteis. Não sendo efetuada a entrega, traga a nota fiscal e seus documentos pessoais e registre uma reclamação junto ao Procon Estadual ou ao posto de atendimento ao consumidor mais próximo.
Nesse caso, você tem três opções: pode exigir o cumprimento forçado da entrega, aceitar outro produto equivalente ou desistir da compra e ser restituído integralmente do valor pago, acrescido de correção monetária, incluindo o frete. É recomendável que você dialogue com a empresa por escrito, para ter um comprovante.
Nesta situação, recomenda-se que logo que passado o prazo, o consumidor deve IMEDIATAMENTE contatar a empresa fornecedora (preferencialmente por escrito, ou se for por telefone, anotando o nome de quem lhe atendeu, o horário e o número do protocolo) para tentar resolver o problema.
Neste caso, o consumidor pode escolher entre:
Em uma situação dessas, o consumidor tem três opções:
Se a loja não cumprir o prazo de entrega, o consumidor deve entrar em contato com a direção do estabelecimento e procurar saber os motivos do atraso.Se achar que o motivo não é justo, pode cancelar a compra, notificando a loja através de carta entregue pessoalmente ou pelos correios através de A.R.
O cliente pode fixar um prazo razoável para que o fornecedor resolva o problema (cinco dias, por exemplo). Caso a questão não seja solucionada amigavelmente, entre em contato com o Procon de sua cidade ou procure o JEC (Juizado Especial Cível).
O iFood vai processar o cancelamento e, após alguns minutos, notificará o usuário.
Não existe um tempo de espera máximo. Ele deve ser acordado entre o fornecedor e o cliente. A especialista também acrescenta que fica a critério do consumidor aceitar o pedido errado ou não. “Dois pontos importantes: se ele não aceitar, pode e deve exigir que os sabores venham corretamente.
Na declaração, o iFood afirma que a desativação dos entregadores é feita "somente quando há um descumprimento dos Termos & Condições para utilização da plataforma"; que os bloqueios temporários (ou pausas) são feitas por 15 minutos quando o entregador rejeita um pedido ("o sistema entende que o entregador não está ...
O primeiro passo para você começar a receber mais pedidos, em especial se for um entregador do tipo Nuvem, é obter uma maquininha de cartão de crédito e débito....Por exemplo:
A iFood Pocket, porém, não aceita vendedores sem conta bancária, opção disponível com a Minizinha. Ambas contam com entrega grátis para todo o território nacional. A maquininha do iFood chega ao seu endereço em até 10 dias úteis, enquanto a Minizinha demora, no máximo, 7 dias úteis.
Cerca de 80% das entregas do iFood são feitas por parceiros que ganharam, no mês, mais de R$1.
Os consumidores afetados pela fraude devem registrar boletim de ocorrência e entrar em contato com o iFood pelos canais oficiais de atendimento ao cliente via aplicativo, enviando o Boletim de Ocorrência (B.O.) e extrato bancário para que a empresa possa retornar o mais breve possível.
Para fazer o seu pedido pela internet faça o seguinte:
Para realizar a alteração nas suas formas de pagamento, você precisa acessar o menu da extranet iFood em “Serviços”, depois “Formas de pagamento”. Com isso, irá surgir as opções que a plataforma oferece para que seus clientes possam pagar os pedidos.
Fale com a pessoa do caixa ou com o garçom antes de comer ou abrir o pacote. Busque restaurantes populares ou locais que costumam dar alimentos de graça. Na prefeitura você consegue se informar sobre os locais onde pode conseguir alimentos de graça ou sobre os restaurantes populares.
Principal dica para conseguir lanche de graça no Subway, Burger King e McDonald's. A principal dica para não pagar nada por um lanche é baixar aplicativos de entrega no seu celular como o iFood, Uber Eats e 99 Food.