O tratamento da luxação é feito com o uso de analgésicos para suportar a dor, que devem ser indicados pelo médico, e com a "redução" da luxação, que consiste em posicionar o osso devidamente no seu lugar. Isto só deve ser feito pelos médicos, visto que é um procedimento perigoso, que requer prática clínica.
O tratamento do deslocamento patelar inicia-se com a recolocação do osso em seu devido lugar e imobilização da articulação. É importante em um primeiro momento aliviar o joelho de cargas incidentes, podendo ser utilizadas muletas para deslocamento do paciente quando necessário.
Com o diagnóstico feito, o tratamento envolve imobilização do joelho, mantendo a patela no lugar até que os ligamentos estejam regenerados, aproximadamente por 3 semanas. A fisioterapia é sempre importante e indicada, justamente para melhorar a força muscular e o movimento.
A patela normalmente fica encaixada no fêmur, numa região que chamamos de tróclea. Quando a patela sai do lugar, chamamos de luxação da patela; ou, de forma mais técnica ainda, chamamos de luxação patelofemoral. A luxação da patela pode ser um episódio bastante dramático ou mais ameno.
A pessoa com a fratura apresenta dor intensa na região anterior do joelho, muitas vezes apresentando hematoma local, sendo comum o paciente não conseguir estender o joelho e muito menos andar.
Significado de Patela substantivo feminino [Antiguidade] rom. ... [Anatomia] Rótula, osso do joelho.
Trata-se da articulação mais flexível de todo o corpo humano. Formada pela união do úmero, da escápula (ou da omoplata) e da clavícula e comumente considerada como uma única articulação, o ombro é na verdade composto de duas articulações separadas – as articulações gleno-umeral e acromioclavicular.