O pré-fabricado tem rigor técnico e controle de qualidade muito mais apurados do que o pré-moldado, o que inclui também controle de catalogação, como registro de data, tipo de concreto e aço e a assinatura dos responsáveis.
A maior diferença entre estrutura pré-moldada e pré-fabricada é o local de fabricação. Os pré-moldados podem ser fabricados até mesmo no próprio local da obra, em um ambiente desenvolvido para isso. Nesse local estarão os moldes e todo o equipamento necessário para a produção das peças.
Lajes pré-fabricadas são aquelas cujas partes constituintes são fabricadas em larga escala por indústrias. As lajes pré-fabricadas mais usadas são as lajes com vigotas de concreto armado, as com vigotas treliçadas e os painéis pré-fabricados.
Antes de iniciar a concretagem, faça uma verificação do registro da laje e todo o escoramento e instalações que possam estar sobre a laje. Molhe a laje montada de preferência. Posicione tabuas ou compensados para transitar sobre a laje. Nunca deixe uma camada de concreto maior de 7 cm, pois o EPS poderá quebrar.
Laje treliçada é um tipo de laje pré-moldada ou pré-fabricada composta por vigotas com armações treliçadas. Entre elas devem ser encaixadas as placas de isopor (EPS) ou as lajotas de cerâmica ou cimento. Ela surgiu na Europa com o propósito de ser uma opção mais barata que as lajes de concreto.