As capacidades físicas que exercem influência no futebol são: força muscular, velocidade, potência, resistência (aeróbia e anaeróbia) e flexibilidade. Um bom rendimento em todas as capacidades físicas é mais importante que o desempenho excepcional em somente uma delas.
As lesões mais comuns no esporte
Resposta. Explicação: As contusões são lesões causadas por trauma direto de objeto sobre o corpo, sem que isto cause ferida na pele. É a lesão traumática mais frequente nas atividades esportivas e tem na superfície e nas quedas sua causa mais comum.
São apresentados detalhamentos das lesões classificadas em Estágio 1: Eritema não branqueável de pele intacta; Estágio 2: Perda de espessura parcial da pele com derme exposta; Estágio 3: Perda total da espessura da pele; Estágio 4: Perda total da espessura da pele e tecido; Lesão por Pressão não Estadiável: cobertura ...
Mecanismos da lesão celular Princípios gerais: - A resposta ao estímulo nocivo depende do tipo de lesão, duração e gravidade; - As consequências dependem do tipo, status, adaptabilidade e fenótipo genético da célula lesada; - A lesão resulta de alterações bioquímicas e funcionais em um ou mais componentes celulares ...
Agentes químicos Diversas substâncias químicas podem levar a uma lesão celular. Tais substâncias podem ser toxinas, venenos ou agentes potencialmente tóxicos, como algumas substâncias produzidas por serpentes, insetos, fungos ou plantas, inseticidas, gases tóxicos (CO ou cianeto), poluentes, álcool e drogas ilícitas.
A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.