Como fazer:
Mais 10 brinquedos para fazer com garrafa pet
Duas garrafas pet, tesoura, jornal, caneta e fita adesiva são os ingredientes necessários para construir uma engenhoca conhecida como Pega Bola. O objetivo da brincadeira é jogar a bolinha de jornal com a base da garrafa pet para um amigo, que deverá pegar o objeto com a base de outra garrafa.
* O brinquedo também é chamado de Jabolô, Diavolô e Diabolô....Como Fazer:
Você vai precisar de: dois funis, duas porcas, arruelas, cano de antena, parafusos, duas colheres de pau, fita adesiva e nylon trançado entre 1 e 1.
O jogo consiste em fazer girar esse objeto sobre si mesmo, impulsionando-o com a corda amarrada a dois bastões de madeira. O lado do movimento depende da mão dominante, direita ou esquerda.
O melhor é que só usa o topo da garrafa e você pode aproveitar a parte de baixo para criar potinhos ou outras artes. A estrela pode ser de papel ou eva e as crianças podem ajudar a colorir e decorar as garrafas com cola simples ou fita adesiva para apregoar os efeitos e presentes na parte de baixo.
Dentre as atividades educativas sensoriais têm-se as garrafas sensoriais para bebês – essas garrafas sensoriais são brinquedos artesanais que tem o objetivo de explorar a coordenação motora, a concentração e a percepção visual, sonora e tátil dos bebês.
Uma bolinha é colocada debaixo de uma das tampinhas, e o homem começa a movimentar as peças. Sem que ninguém perceba, ele retira a bolinha e a esconde entre os dedos. No momento em que ele puxa outra tampinha, a bolinha é colocada por baixo dela. A partir daí a pessoa segue a tampinha errada.
O PRIMEIRO JOGADOR TENTA ACERTAR A TAMPINHA DO OPONENTE POR MEIO DE UM TOQUE COM A PONTA DOS DEDOS, UM JOGADOR DE CADA VEZ. CASO O JOGADOR ACERTE O OPONENTE ELE PODE JOGAR MAIS UMA VEZ, VENCE QUEM ELIMINAR TODAS AS TAMPINHAS PRIMEIRO. COLOCAR PRIMEIRAMENTE UMA TAMPINHA EM CADA LADO DA QUADRA.
Ao soprar, o ar que já estava lá dentro, não tem pra onde ir senão pra fora, daí ele empurra a tampinha. Com essa não tem como você perder! O segredo é deixar o dedo bem esticado e na hora de esvaziar o restinho da garrafa, deixe escorrer um pouco no dedo.
As regras são simples: cada jogador possui 3 tampinhas e as jogadas são feitas lançando as tampinhas, de modo que elas sempre cruzem entre si, até que uma delas possa ser lançado ao gol. Ao final do tempo, o jogador que fizer mais gols será o vencedor.
A ideia é que dois jogadores movimentem seus botões e uma terceira criança, ou até adulto, seja o juiz. Depois de encontrar uma mesa, uma tábua ou até mesmo no chão se ele for liso, marque com a fita crepe o campo para jogar. Faça um retângulo grande, divida no meio e marque dos dois lados onde serão os gols.
Se a bolinha tocar na ficha ou no corpo do jogador (estando um ou outro “dentro” do campo), ou se ficar um pouco sobre o botão será considerado toque. Se no campo de defesa, serão dois toques com direito a jogar ao gol no segundo toque, se no campo de ataque, tiro direto ao gol.
Artigo 1: Campo de Jogo. A medida ideal é 1.
Cada botão, obedecido o limite coletivo de 12 (doze) toques, terá direito a 3 (três) toques ou acionamentos consecutivos. Se ocorrer um quarto acionamento consecutivo, será punido com tiro livre indireto cobrado onde ocorreu o toque excedente.
Para quem quiser experimentar fazer seu próprio botão de galalite segue um pequeno tutorial:
Material necessário
Montando times de vidrilha
Significado de Galalite substantivo feminino Matéria plástica preparada à base de caseína.
Significado de vidrilho. Cada um dos pequenos tubos de vidro que, enfiados à maneira de contas, servem de enfeite do vestuário.