Tal fato ocorreu em 330 d.C. em uma região onde se localizava uma antiga colônia grega chamada Bizâncio. Daí deriva a denominação "arte bizantina", que disseminou-se além das fronteiras do Império Bizantino.
Outras construções que são exemplos de arte arquitetônica da época são: a Igreja de Santa Sofia, em Istambul (532 e 537) e A Basílica da Natividade, em Belém (327 e 333). Essa última foi incendiada duzentos anos depois de sua construção.
O mosaico foi a linguagem que mais se destacou na arte bizantina. Ele é feito através de um técnica em que as imagens são formadas a partir de pequenos pedaços de pedras com cores variadas, dispostos lado a lado.
Os artistas bizantinos apreciavam muito o uso da cor, a qual usavam deliberadamente. Um dos critérios para a escolha da cor é sua capacidade de refletir a luz. Nas igrejas bizantinas, a luz natural que vinha do lado externo pelas partes mais altas era direcionada para os mosaicos que, feitos de vidro e cacos de cerâmica coloridos e dourados, tornavam-se muito refletivos. Os mosaicos eram feitos nas paredes e no chão. Assim, difundiam a luz por todo o ambiente facilmente.
Entretanto, o desenvolvimento e expansão dos bizantinos ocorreu após a queda de Roma, no ano de 478 d. C. Após invasões bárbaras sequenciais e destruidoras, a parte ocidental foi severamente prejudicada.
O queridinho do Papa e dos romanos morreu cedo. Levava uma vida boêmia e aos 37 anos teve uma morte prematura. Segundo o grande biógrafo de artistas da época Vasari, Rafael Sanzio ficou doente depois de uma noite de sexo excessivo com sua amante Fornarina (abaixo em dois momentos, o primeiro de 1516, e o […]
Essa linguagem tem nos ícones uma nova maneira de se expressar. A palavra ícone vem do grego e significa "imagem". Nesse contexto, eles constituíam figuras de santos, profetas, mártires e outras personalidades sacras, como Jesus, Virgem Maria e os apóstolos.
O Império Bizantino atravessou um longo período de existência. Entre os anos de 330 a 1453 a. C., a civilização, também conhecida como Império Romano do Oriente, tinha como sede a capital Constantinopla, onde atualmente encontra-se Istambul, capital da Turquia. Situado no Oriente, entre Europa e Ásia, o Império Bizantino presenciou inúmeros conflitos entre o cristianismo e o islamismo, tendo seu fim marcado pelos muçulmanos.
Uma característica comum nessas pinturas era o uso da cor dourada. Também era habitual aplicarem joias nas obras, o que conferia ainda mais grandiosidade para as imagens, veneradas tanto em igrejas quanto em oratórios particulares.
A parte das igrejas onde se localizava o altar foi chamada de "coro". Já a parte principal, onde ficavam os fiéis, era designada "nave" e as divisões laterais receberam o nome de "alas".
Apesar da temática especialmente voltada ao cristianismo, a arte bizantina defendia um senso de ordem bastante rígido, pautado na matemática, teoria dos números e geometria abstrata. Assim, inúmeros artistas tinham conhecimentos práticos acerca da geometria simples e proporções.
A arte Bizantina é fortemente influenciada pela religião. O Imperador Constantino foi quem estabeleceu o cristianismo como religião oficial do Estado. Era, inclusive, função do clero organizar e gerenciar as produções artísticas. Assim, os artistas eram meros executores.
Lembra do post anterior sobre os Kouros, as esculturas dos homens?! Eles eram retratados nús. Já as figuras femininas, chamadas de Kourés, estavam vestidas do pés às cabeças. Dá uma olhada. Foram encontradas muitas Kourés (Korai) na Acrópole de Atenas. Porque os devotos da divindade Atenéia, ofereciam à deusa estas imagens de mulheres jovens e […]
Olha esta igreja, é a Igreja de San Martin, de Fromista (Palencia/Espanha). Começou a ser construída em 1.066. É o que se chama igreja românica, quer saber por quê? Características de uma igreja românica – Material Pedras naturais selecionadas para construção que não admitem polimento. Basicamente se utilizam tal e qual se retiram das pedreiras. […]
Esse período perdurou até a queda de Constantinopla, no ano de 1453, e foi marcado pela representação mais voltada para o abstrato e decorativo, com o uso de cores vibrantes. Outra característica importante é o uso de simbolismos, que tinham o intuito de criar uma atmosfera mística, que fosse mais capaz de levar as pessoas à crença e aceitação dos dogmas ortodoxos.
Uma dessas especificações é a frontalidade, que determina que as figuras sejam representadas apenas de frente para o público, denotando um comportamento respeitoso.
Eu tinha uma lacuna enorme no meu currículo artístico 😉 já fui muitas vezes para Paris, mas nunca tinha visitado o Museu Marmottan. Até que antes desta última viagem reli um post da Majô – No domingo visitando o Museu Marmottan, indo à pirâmide do Louvre e fechando no Ladurée; e decidi que ia sim […]
Sendo assim, depois da queda de Constantinopla, a Rússia passou a ser herdeira da civilização bizantina. Portanto, a sociedade como um todo, incluindo a produção artística, sofreu influências e passou por grandes mudanças. Na arte, os personagens tornaram-se mais alongados e longilíneos, e o conteúdo das obras continha uma nova emotividade intensa.
A igreja, coberta com esses painéis, recebe um aspecto solene e esplendoroso. A atmosfera da imagem e a forma como a história é contada sugere ao espectador que há algo de milagroso e sagrado.
Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas. Foi um tipo de arte muito difundido no Império Bizantino, principalmente na Era de Ouro, época de reinado do imperador Justiniano (526 a 565).
Mosaico bizantino Ele é feito através de um técnica em que as imagens são formadas a partir de pequenos pedaços de pedras com cores variadas, dispostos lado a lado. Assim, os fragmentos são fixados em uma argamassa e posteriormente recebem uma mistura de cal, areia e óleo para preencher os espaços entre eles.
O principal propósito era orientar as pessoas na devoção cristã. Considerada o primeiro estilo de arte cristã, a arte bizantina era comandada pelo clero, que tinha a incumbência de organizar as artes. ... A finalidade da arte bizantina ia muito além da decoração.
Arquitetura Bizantina A arquitetura se destaca como expressão artística desse período pela construção de grandes e ricas igrejas, na verdade basílicas, dada a sua amplitude e riqueza expressa no revestimento de ouro e decoração com mosaicos.
Resposta: Considerada o primeiro estilo de arte cristã, a arte bizantina era comandada pelo clero, que tinha a incumbência de organizar as artes. Orientados por sacerdotes, os artistas eram apenas os executores que deveriam seguir fielmente as tradições e os padrões estabelecidos pelo clero.
O ícone é a representação da mensagem cristã descrita por palavras nos Evangelhos. Se trata de uma criação bizantina do século V, quando da oferta de uma representação da Virgem, atribuída pela tradição a São Lucas. ... O maior pintor russo de ícones foi Andrei Rublev.
A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir da cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, e desenvolveu-se a princípio incorporando características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria.
Constantinopla foi fundada em 330, pelo Imperador Constantino. Lá se localizava Bizâncio, uma antiga colônia grega que abrigava várias culturas (greco-romano e oriental), dando origem ao termo bizantino para designá-las.
Resposta: O termo arte bizantina refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino. No entanto, deve-se lembrar que esta tendência artística, por meio de influência político-religiosa, expandiu-se para regiões fora das fronteiras imperiais.
A arte bizantina está dirigida pela religião. Ao clero cabia, além das suas funções, organizar também as artes, tornando os artistas meros executores.
Resposta: A então capital Constantinopla foi o centro artístico mais importante desse período. A arte bizantina, em função de sua localização geográfica, incorporou características do oriente como Ásia Menor e Síria, além de influências greco-romanas.
Resposta. Resposta: muitas vezes, com a utilização de ouro, a cor dourada era usada para representar o céu, uma vez que os cristãos consideravam que a maior riqueza que o ser humano poderia alcançar era a salvação da alma e o encontro com Deus, que, simbolicamente, habitava o reino dos céus.
Os povos bizantinos destacaram-se pela utilização do ouro nos mosaicos. Objetivo: Explorar a Matemática é um projeto de pesquisa que investiga como a Matemática pode ser explorada na e através da arte dos mosaicos.
Os mosaicos de Justiniano e Teodora na basílica de San Vitale, em Ravenna, no norte da Itália, estão entre os exemplos de mosaicos mais famosos do período bizantino, e são, particularmente, meus preferidos por sua composição e seu colorido, conseguido através do uso de pequeninos pedaços de pedras semipreciosas.
História do Mosaico A Arte Musiva, como é chamada, remonta séculos e provavelmente surgiu com os mesopotâmicos no ano 3000 a.C.. No ocidente, os maias e astecas já conheciam o mosaico e por isso, há controvérsias quanto ao seu surgimento.
Mosaico no Brasil Veja alguns dos mosaicistas brasileiros: Burle Marx: talvez seja o mais conhecido mosaicista brasileiro. É dele a criação do logotipo internacional do calçadão de Copacabana. Cândido Portinari: o pintor realizou três obras em mosaico.
Qual é a origem do Mosaico? ... O registro mais antigo de um mosaico é de 3.
Resposta. Resposta:mármore, o alabastro, o granito, o arenito, o calcário e as pedras semipreciosas.
Os mosaicos eram confeccionados com pequenos pedaços de pedras e vidros sobre cimento fresco. Os mosaicos ilustravam além das passagens bíblicas, retratos do imperador. Justiniano e seu Séquito (547 d.C.) é um bom exemplo da aplicação dessa técnica.
A técnica do mosaico se resume à junção de pequenas peças de pedra, vidro, mármore e cerâmica (ou até mesmo conchas), utilizando-se argamassa, com a finalidade de formar desenhos e preencher com eles um piso, uma parede ou a superfície de um móvel. ...
A principal característica do mosaico é a colocação de tesselas, pequenos fragmentos de pedras, às vezes semi-preciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre uma superfície.
Resposta: A técnica do mosaico se resume à junção de pequenas peças de pedra, vidro, mármore e cerâmica (ou até mesmo conchas), utilizando-se argamassa, com a finalidade de formar desenhos e preencher com eles um piso, uma parede ou a superfície de um móvel.
Como a sua principal característica era a pintura em grandes murais públicos, a nova arte que surgiu foi chamada de pintura muralista. ... Os principais temas pintados por esses artistas foram a transmissão de mensagens de luta, à população, contra as desigualdades sociais, a miséria e a exploração dos camponeses.
Resposta. Resposta: É uma modalidade de arte decorativa milenar, que nos remete à Antiguidade greco-romana, quando teve seu apogeu. Na sua elaboração eram utilizados diversos tipos de materiais.
Na sua elaboração eram utilizados diversos tipos de materiais. A técnica da arte musiva consiste na colocação de tesselas, que são pequenos fragmentos de pedras, como mármore e granito moldados com tagliolo e martellina, pedras semipreciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre qualquer superfície.
Os romanos construíram os mosaicos com pequenas peças cúbicas chamadas tesselas. A palavra tessela vem do latim tessellae, que por sua vez vinha do grego e que significa, quatro. ... Os materiais destas tesselas era rocha calcária, vidro corado, cerâmica, etc.
Para fazer um mosaico passo a passo você irá precisar de: