Modo de preparo: Corte as maçãs em quatro partes e leve ao fogo com a água. Não mexa, apenas deixe que as maçãs comecem a amolecer naturalmente, sem amassá-las. Quando os pedaços estiverem ainda inteiros, mas fáceis de desmanchar, retire do fogo.
Ela é encontrada na beterraba, batata, tomate, cenoura, pêssego, amora, laranja e maçã. Assim, não deixe de consumir essas frutas e vegetais para obter todos os benefícios que a pectina oferece.
A pectina é um tipo de fibra solúvel encontrada nas frutas e vegetais, sendo um componente natural desses alimentos. Tem alta capacidade de formar um tipo de gel viscoso, característico das geleias de frutas.
A estrutura básica de todas as moléculas de pectina consiste em uma cadeia linear de unidades α-D-ácido galacturônico. Monossa- carídeos, principalmente L-ramnose, também estão presentes.
As protopectinas são de peso molecular maior do que as pectinas e intermediárias no grau de metilação entre as pectinas e os ácidos pécticos. São insolúveis em água quente e se encontram principalmente nas paredes celulares.
Coloca num tacho a casca branca da laranja, previamente triturada, com a água e o sumo de limão. Leva ao lume e deixa ferver por 30 minutos. Côa e coloca o líquido num frasco.
As frutas devem estar frescas e maduras “no ponto” – ou seja, nem verdes nem passadas. Se estiverem verdes, sua geleia ficará ácida; as passadas resultam em geleias que açucaram em poucos dias.
O ponto da calda é aquele em que, quando colocada na água gelada, a calda se esparrama e se dissolve na água. Um outro modo de testar este ponto de caramelo é colocar uma porção dentro de um copo de vidro e levar ao congelador. Espere a calda gelar e derrame um pouco em um pratinho.
Para saber se o tempo de cozimento foi suficiente, tire uma colher (sopa) de geleia da panela e disponha sobre um prato limpo. Passe o dedo riscando a geleia ao meio: se a mistura depois de separada unir-se novamente, ainda não está no ponto.
2 meses
dois meses
dois anos
Resposta: Explicação: “graças ao teor de frutas, a geleia é naturalmente ácida. Isso ajuda a inibir o crescimento de todas as bactérias que podem causar problemas de estômago ou reação alérgica. ... No entanto, sempre use utensílios limpos para remover a geleia do pote.
Se quiser armazenar os doces, por até um ano fora da geladeira, esterilize novamente os vidros depois de fechados. Envolva-os em panos (assim não haverá risco de baterem uns nos outros), cubra-os com água e ferva-os por 45 minutos.
Se for guardar fora da geladeira, é preciso utilizar vidros próprios para conservas. Depois de bem fechados, coloque os vidros em água fria, leve ao fogo e ferva por meia hora. Deixe esfriar na água.
As pequenas fábricas de geleias e doces fazem o envasamento em embalagens plásticas (potes e sacos termos-soldáveis), papel celofane, caixas de madeira, vidro, entre outros, que facilitam bastante o trabalho de empacotamento em caixas, para o armazenamento e distribuição dos produtos.
Cada tipo merece um cuidado especial. Temperos secos e especiarias: Mantenha-os em potes de vidro bem vedados e não se esqueça de etiquetar tudo com o nome e os prazos de validade. E não precisa sair correndo e comprar um estoque desses recipientes.
Limpe o recipiente com álcool não diluído. Tanto o álcool 70% quanto o álcool de cereal eliminarão as bactérias da superfície plástica. Deixe o recipiente imerso em solução alvejante (de 5 a 10% de cloro) diluída em água. O alvejante não tardará a desinfetar o plástico, logo, o tempo de imersão deve ser mínimo.
Para esterilizar frascos de vidro em água quente Use um pano de algodão limpo (mas limpo mesmo, zerinho se for possível) para forrar o fundo de uma panela. Disponha os potes sobre ele e cubra completamente com água. Deixe ferver por 10 minutos.
Os frascos são enviados sem esterilização, mas por estarem na categoria de artigo não-críticos, temos a opção dele esterilizado em que o frasco conta-gotas é higienizado, montado, embalado em papel grau cirúrgico e submetido a esterilização por autoclave entre 125 a 129°C.
Para materiais de vidro: Depois de lavar com água e detergente, deixe o pote imerso em água fervente por 15 minutos. Depois, se possível, seque em forno a 160.
4 maneiras para esterilizar com segurança
Para materiais de vidro: Depois de lavar com água e detergente, deixe o pote imerso em água fervente por 15 minutos. Depois, se possível, seque em forno a 160.
Para esterilizar os seus potes de vidro basta encher uma panela grande com bastante água, colocá-los dela com a boca virada para baixo (e sem tampa) e levar ao fogo alto. Quando a água começar a ferver, conte cerca de 10 a 15 minutos e desligue o fogo. Mas, cuidado!