EQST

Qual A Vantagem Do Estudo Caso Controle Em Relaço Ao Estudo Coorte?

Qual é a vantagem do estudo caso controle em relação ao estudo coorte?

Os estudos de coorte têm certas vantagens: b) Podem ser usados para avaliação de des- fechos múltiplos; c) Permitem o cálculo direto das medidas de incidência nas coortes de expostos e não expostos; d) O status do desfecho não influencia a me- dida do status de exposição ou seleção de indivíduos (coorte concorrente);

Qual a diferença na distribuição dos indivíduos entre um estudo de coorte é um estudo de caso-controle?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso-controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

O que é pesquisa prospectiva e retrospectiva?

Na pesquisa prospectiva, o estudo é conduzido a partir do momento presente e caminha em direção ao futuro, já na retrospectiva, o estudo é desenhado para explorar fatos do passado, podendo ser delineado para retornar, do momento atual até um determinado ponto no passado, há vários anos, por exemplo, como ocorre nos ...

O que é estudo longitudinal retrospectivo?

É uma pesquisa comparativa e direta. Assim sendo, se conclui que no estudo longitudinal retrospectivo se conhece o efeito e se busca a causa, e no prospectivo há a causa ou fator determinante e se procura o resultado. Isso constitui o objetivo da epidemiologia analítica.

Como calcular o coeficiente de prevalência?

O coeficiente de prevalência é igual ao resultado do coeficiente de incidência multiplicado pela duração média da doença (LILIENFELD e LILIENFELD, 1980).

Qual o delineamento de estudo que permite calcular a razão de prevalência?

ESTUDO TRANSVERSAL É um modelo de pesquisa simples no seu delineamento, empregado para determinar incidências, prevalências, associação entre variáveis e até mesmo a acurácia de método de diagnóstico ou de rastreamento.

Quais os fatores que influenciam a prevalência?

Fatores que podem aumentar a prevalência

  • Maior duração da doença;
  • Aumento da incidência (I);
  • Aumento da sobrevida, sem cura;
  • Imigração de casos ou emigração de pessoas sadias;
  • Melhoria dos recursos diagnósticos;
  • Melhoria do sistema de informação.

Como interpretar a razão de chances?

Uma razão de chances maior do que 1 indica que a condição ou evento tem maior probabilidade de ocorrer no primeiro grupo. Finalmente, uma razão de chances menor do que 1 indica que a probabilidade é menor no primeiro grupo do que no segundo. A razão de chances precisa ser igual ou maior que zero.

Como interpretar a regressão logística?

A interpretação dos parâmetros de um modelo de regressão logística é obtida comparando a probabilidade de sucesso com a probabilidade de fracasso, usando a função odds ratio - OR (razão de chances). Essa função é obtida a partir da função odds.

Como calcular o intervalo de confiança do Odds Ratio?

Este deve ser maior que 1 para afirmarmos que em dado intervalo de confiança há associação. Na Figura 8 temos um exemplo de cálculo do limite inferior do intervalo de confiança do "odds ratio" de acordo com a fórmula de Miettinen: antilog , com 5% de significância, ou seja, Z a = 1,96.