A contabilização dos ESTOQUES e dos respectivos créditos tributários do ICMS e do IPI deve ser efetuada com a utilização das Notas Fiscais de aquisição de mercadorias pelo método PEPS – o Primeiro a Entrar é o Primeiro a Sair. As notas fiscais de venda de produtos, geram débitos tributários do ICM e do IPI.
Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”.
A funcionalidade de ajustes os estoques permite que você modifique o estoque de itens e indique o motivo para esse ajuste. Os ajustes de estoque fazem parte do gerenciamento de inventário avançado e estão disponíveis apenas para os usuários com permissão nessa funcionalidade.
Para a geração do inventário é obrigatório que seja realizada a apuração dos custos dos produtos, para isso clique no botão 'Apuração dos Custos'. Informe o Local de Estoque, a Data de Geração do Inventário e o Tipo, que pode ser 'Todos, Com saldo (Maior igual a zero) e Sem saldo (menor que zero)'.
O Conceito de Inventário nos Negócios e Contabilidade No Brasil, este conceito é regulamentado pelo Conselho Federal de Contabilidade que determina os padrões para produção de inventários através das Normas Brasileiras de Contabilidade./span>
As três etapas básicas de um inventário de supermercado são:
Herança é o conjunto de bens, direitos e deveres que alguém deixa ao falecer. Já espólio é a reunião de bens deixados, que farão parte do processo de sucesso que oficializa a passagem de bens para os herdeiros. E inventário é a lista dos bens deixados.
1. Herdeiros necessários: o cônjuge ou viúvo(a) – desde que casado em comunhão parcial de bens –, os descendentes e os ascendentes têm direito à herança em primeiro lugar, em partes iguais, pela ordem de proximidade do parentesco com o falecido e sem qualquer discriminação quanto à natureza da filiação.