More videos on YouTube
Os mapas táteis são recursos importantes para a educação e orientação/mobilidade de pessoas com deficiência visual (isto é, com cegueira ou com baixa visão). ... Ainda há que ressaltar as possibilidades inéditas da acessibilidade dos mapas táteis gerados via Web.
Localização: mesmo com a deficiência visual, através do mapa tátil, a pessoa consegue saber a localização de uma loja dentro de um shopping center, de uma sala de aula em uma universidade e assim por diante.
A cartografia tátil pode ajudar na inclusão de alunos cegos e com baixa visão, pois, permite ao aluno a ler o mundo dento e fora da escola, mas ela não se limita a esse fim, outras áreas podem utilizar esse importante recurso para fim de inclusão.
3 MAPA TÁTIL: INSTRUMENTO PARA O ENSINO GEOGRÁFICO INCLUSIVO A compreensão espacial de deficientes visuais ocorre por meio dos sentidos que estes possuem. Através da audição, do olfato e do tato é que se dá o conhecimento e a compreensão dos espaços pelos deficientes visuais.
A utilização de mapas táteis perpassa pelo universo educacional e também para a orientação e mobilidade dos deficientes visuais. Estes precisam ser confeccionados em uma escala maior, pois devem conseguir abranger mapas de centros urbanos e ainda edifícios públicos com alta rotatividade de pessoas.
Os mapas táteis, produtos da Cartografia Tátil, são representações gráficas com textura e relevo, que auxiliam as pessoas com deficiência visual na orientação e localização.
Os mapas temáticos são aqueles que focam num tema específico para apresentar as informações. Lembre-se que os mapas são representações geográficas do nosso planeta, seja de um continente, do mundo, do país, de uma região, de um estado, etc.
III) Os mapas temáticos recebem esse nome porque são classificados de acordo com a temática específica que pretendem representar. Assim sendo, um mapa pode ter como tema: fronteiras e limites, a distribuição da população, o modelado do relevo e outros.
Assim, temos os mapas temáticos, que costumam ser divididos em: econômicos, políticos, demográficos, históricos e físicos, além daqueles estilizados.
Esses mapas temáticos podem apresentar aspectos políticos, físicos, populacionais, ambientais, econômicos (exemplo da figura), entre outros. Exemplos de mapas temáticos: Mapa Político - mostra a divisão política de um país, continentes, estados. Mapa Físico – mostra o relevo (planaltos, planícies, cordilheiras, etc).
Por isso temos mapas para diversas ocasiões, os principais são: mapas físicos, mapas econômicos e mapas históricos. Esclareça aos alunos sobre as aplicações de cada um deles, informando-os de que um mapa físico expressa características naturais (hidrografia, relevo, clima e vegetação) de uma determinada área.
Mapa temático é uma representaçao de informacoes sob uma perspectiva geografica. Exemplos: Fisicos, Politicos, Religiosos, Climaticos e Etnico. Resposta: Um mapa temático é um mapa baseado numa carta topográfica que representa qualquer fenómeno geográfico da superfície terrestre.
Mapas físicos: são mapas que representam a superfície física da terra, como as formas de relevo, a hipsometria (as altitudes da terra divididas em cores), a hidrografia, o clima, entre outros.
Mapas físicos: São mapas que representam os fatores naturais, como vegetação, clima, relevo, hidrografia, etc. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Mapas Político: São mapas que representam as fronteiras entre países ou divisões intenas entre estados (ex.
Abrangendo aspectos físicos da superfície terrestre do território brasileiro, o mapa é uma representação cartográfica mural que traz informações sobre a altimetria e elementos fisiográficos do país, como montes, morros, picos, serras e corpos d'água.
Podemos representar com a cartografia mapas de infinitos assuntos. ... Nela se incluem as cartas gráficas, os croquis e as plantas cartográficas. As plantas cartográficas são as representadas cartograficamente em escala muito grande, dessa forma possuem área pequena e detalhamento grande.