A hipertrofia muscular é o nome clínico do processo do corpo para aumentar os músculos. Isso é algo que geralmente acontece em resposta ao aumento do estresse muscular durante um período de tempo. O processo envolve um aumento do número de proteínas em certas células musculares, o que torna as próprias células maiores.
Hipertrofia é o desenvolvimento anormal de um órgão. A hipertrofia das funções celulares provoca aumento das células e órgãos afetados. Para ocorrer hipertrofia, deve-se atender algumas exigências: primeiro o fornecimento de O2 e de nutrientes deve ser maior para suprir o aumento das exigências celulares.
A hipertrofia consiste em um aumento do volume celular, o qual pode acarretar, consequentemente, um aumento do tamanho do órgão, quando esse processo ocorre em várias células dessa estrutura.
adjetivo Que se refere a hipertrofia; relativo ao crescimento excessivo de um certo órgão, caracterizado pelo aumento de suas células.
A hipertrofia e a hiperplasia são processos metabólicos que acontecem simultaneamente em nosso organismo. Sendo assim, a hipertrofia pode ser definida como aumento do volume da fibra muscular, enquanto a hiperplasia se resume ao aumento na quantidade de fibras musculares.
Atrofia (hipotrofia): Diminuição do tamanho da célula. Quando um número suficiente de células passa por essa adaptação, todo o órgão ou tecido também diminui de tamanho. Hipertrofia: Aumento do tamanho das células, com consequente aumento do órgão ou tecido.
A hiperplasia (assim como a hipertrofia ) pode ocorrer na grande maioria dos sistemas corporais como resposta fisiológica do corpo a algum estímulo. Ocorre por mitose das células , se a população celular for capaz de sintetizar DNA.
Essas doenças são, no geral, as grandes responsáveis pelo aumento no tamanho da próstata. Quando esse aumento é benigno, chamamos o problema de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), e se for maligno, chamamos de câncer de próstata.
Ter um PSA alto significa ter câncer de próstata. Uma doença da próstata, inflamação ou traumatismo, podem fazer com que maiores quantidades de PSA entrem na corrente sanguínea do homem. Um PSA elevado não significa câncer de próstata, mas pode estar alterado devido, por exemplo, a uma infecção do trato urinário.