O valor da reserva de reavaliação, decorrente da avaliação de bens de uma controlada ou coligada, deve ser deduzido do saldo do ágio que houver sido pago na aquisição do investimento, correspondente à mais-valia dos bens do ativo imobilizado que foram reavaliados e que deram origem àquele ágio. 19.
A Reavaliação de Ativos está vedada pelas Normas Legais e Contábeis desde Dezembro de 2007, com base na Lei nº 11.
Reavaliação de Ativos: Significado e Conceito Denomina-se Reavaliação o resultado derivado da diferença entre o valor líquido contábil dos bens (custo corrigido monetariamente líquido das depreciações acumuladas) e o valor de mercado, sendo este um procedimento optativo.
Contabilização de Ajuste de Avaliação Patrimonial A diferença entre o valor justo e o valor dos ativos menos sua depreciação acumulada deve ser lançado nas contas do ativo imobilizado tendo por contrapartida a conta Ajuste de Avaliação Patrimonial do patrimônio líquido.
Ajuste de avaliação patrimonial é uma conta que integra o patrimônio líquido do negócio, com o objetivo de corrigir os valores dos bens do negócio, ainda que já informados anteriormente em balanços patrimoniais.
Hoje vou falar sobre a conta ajuste da avaliação patrimonial. A conta faz parte da composição do patrimônio líquido, contudo o saldo apresentado na conta não é uma reserva nem um sinônimo de reavaliação de ativos, pois não está relacionado com o mercado, mas sim com um valor justo.
Como é realizado? Para realizar a avaliação dos bens que compõem o ativo imobilizado, é necessário seguir um procedimento técnico de mensuração, estabelecido pelo Comitê de Pronunciamentos contábeis, e pela NBR 14.
Encargos de depreciação. Clientes. Adiantamento de clientes.
As ações ou quotas adquiridas pela companhia ou sociedade limitada serão registradas em conta específica redutora do Patrimônio Líquido, intitulada "ações ou quotas em tesouraria".
As ações em tesouraria são aquelas ações de emissão da companhia que são mantidas em tesouraria, sendo elas, ações autorizadas que nunca foram emitidas para o público ou ações recompradas do mercado. Além disso, essas ações que estão em tesouraria não tem direito a voto e nem a dividendos.
Vimos que a conta “Ações em Tesouraria” representa as compras que a entidade realizou de suas próprias ações em poder de terceiros. Esta conta é representada de forma a reduzir o valor do patrimônio líquido (conta retificadora), possuindo, portanto, natureza devedora.
AÇÕES OU QUOTAS EM TESOURARIA - Como contabilizar As quotas ou ações em tesouraria, no momento de sua alienação, estão propensas tanto a gerar lucro quanto prejuízo, sendo que tal resultado não irá integrar o resultado da entidade, devendo ser registrado como reserva de capital, em conta do Patrimônio Líquido.
O que são Ações em Tesouraria? Ações em Tesouraria é o termo usado para ações de uma empresa que estão em sua própria posse. Elas podem ser ações nunca antes ofertadas ao público ou mesmo ações recompradas pela empresa, e também podem ser mantidas em tesouraria ou canceladas.
As ações ou quotas adquiridas pela companhia ou sociedade limitada serão registradas em conta específica redutora do Patrimônio Líquido, intitulada “ações ou quotas em tesouraria”.
Os lucros ou os dividendos em dinheiro recebidos pela investidora ou pela controladora deverão ser contabilizados como diminuição do montante correspondente à equivalência patrimonial incluída no valor contábil do investimento.
Os lucros ou dividendos distribuídos pela sociedade coligada ou controlada deverão ser registrados pela sociedade investidora como diminuição do valor do patrimônio líquido do investimento e não influenciarão as contas de resultado (§ 1º do art. 388 do RIR/99).
O investimento em coligada, em controlada e em empreendimento controlado em conjunto deve ser contabilizado pelo método da equivalência patrimonial a partir da data em que o investimento se tornar sua coligada, controlada ou empreendimento controlado em conjunto.
– Após evento especial (absorção do patrimônio da investida pela investidora), o ganho por compra vantajosa deverá ser computado na determinação do lucro real dos períodos de apuração subsequentes à data do evento, à razão de 1/60, no mínimo, para cada mês do período de apuração.
O lucro não realizado para efeito da equivalência patrimonial é calculado assim: R$ 100.
EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL Contabilização
Equivalência patrimonial é um método contábil de avaliação de participação em outras empresas. Trata-se da conta por um investidor para saber qual é o seu percentual de direito sobre a empresa na qual ele investe. Em linhas gerais, trata-se da análise dos investimentos de uma sociedade em outra.
Entendendo melhor o método de equivalência patrimonial Para os princípios contábeis, a riqueza real de uma empresa é avaliada pelo seu patrimônio líquido. Por exemplo: se uma organização detém 30% do capital de outro negócio, podemos dizer que a primeira possui 30% do patrimônio líquido da segunda.
Se o patrimônio líquido da coligada ou controlada passar a ser negativo, entende-se coerente que a investidora registre normalmente a equivalência patrimonial, mas diminuindo o valor do investimento até que este seja zero. Ou seja, não será registrada qualquer parcela a título de investimento negativo.
Quando uma empresa apresenta um patrimônio líquido negativo, estamos falando de um cenário onde os prejuízos acumulados superaram os recursos aportados pelos sócios da empresa e os lucros acumulados. Em outras palavras, significa que está operando com recursos de terceiros, geralmente empréstimos.
Os resultados não realizados ocorrem quando uma sociedade vende bens para outra empresa do mesmo grupo, e esses bens, no final do exercício, ainda não foram vendidos a terceiros e, portanto, ainda estão no ativo da sociedade compradora.
Quando houver patrimônio líquido negativo, e ele estiver representado junto com o ativo, do lado esquerdo do balanço, lançamentos a crédito reduzirão o montante do passivo a descoberto.
Passivo a Descoberto é o termo contabilístico que denota quando o valor da soma de bens e direitos não cobre o valor da soma das obrigações contraídas, ou seja, o Passivo (P) supera o Ativo (A). ... Quando este caso ocorrer, no Balanço Patrimonial a rubrica Patrimônio Líquido será substituída por Passivo a Descoberto.
A resposta correta é: C. Qual das movimentações patrimoniais a seguir é determinada pela compra de um veículo a prazo, na soma do Balanço Patrimonial? A Aumento do ativo e diminuição do passivo.
Quando o ativo é menor que o passivo exigível, a situação líquida é negativa, caracterizando o que se chama de passivo a descoberto. Neste caso, a situação patrimonial pode ser representada por ativo ! patrimônio líquido = passivo exigível.