O conjunto de atitudes que o motorista tem depois do momento da ocorrência de trânsito é conhecida como direção corretiva. Ou seja, quando ele tem ações de reparo em eventos que não foram previstos. Qualquer um está sujeito a situações de risco no trânsito, mas poucos sabem como agir depois que algo acontece.
Exige muita habilidade do condutor e é considerada de alto risco. Qualquer técnica aplicada pelo motorista que evite acidentes e suas consequências é considerada uma técnica de Direção Defensiva. Embora não seja a recomendada, a corretiva também é uma técnica de Direção Defensiva.
Os exemplos são claros, excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto de segurança ou capacete, o uso de bebidas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado.
Os acidentes de trânsito derivam de três fatores: humano, veicular e vias....Vias:
Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Faixa contínua ao lado de uma tracejada: a ultrapassagem é permitida apenas para o lado tracejado. Duas faixas tracejadas: a ultrapassagem é permitida nos dois sentidos.