Se observarmos um polinômio qualquer P(x) = 5x4 – 3x3 + x2 – x + 2, para acharmos o seu valor numérico que é o valor de P(x), temos que ter um valor para a incógnita x. Então, se dissermos que x = 2 o valor que encontrarmos para P(2) quando substituirmos x por 2 será o valor numérico do polinômio. x = 2 será P(2) = 60.
O grau de um monômio é a soma dos expoentes da sua parte literal; 9x5 possui apenas um expoente, então o monômio é do 5º grau. 8x2 y4 possui dois expoentes, então devemos somá-los 2 + 4 = 6, portanto esse polinômio é de 6º grau.
Qualquer número real pode ser classificado dessa maneira. Caso tenhamos apenas o número zero e não tenhamos a parte literal, dizemos que se trata de um monômio nulo. Se dois ou mais monômios apresentam a mesma parte literal, trata-se de monômios semelhantes ou termos semelhantes.
Os polinômios podem ser de dois tipos: completo ou incompleto. Observe que os expoentes em relação à variável x seguem uma sequência decrescente, que é dada por: 5, 4, 3, 2, 1 e 0. A forma completa desse polinômio seria: 3. x5 + 0 .
Tipos de Polinômio Os polinômios podem ser de dois tipos: completo ou incompleto. Observe que os expoentes em relação à variável x seguem uma sequência decrescente, que é dada por: 5, 4, 3, 2, 1 e 0. A forma completa desse polinômio seria: 3. x5 + 0 .
Polinômios incompletos São aqueles em que faltam algum número na sequência dos expoentes de 𝑥.
Monômios são expressões algébricas que apresentam uma multiplicação em que os fatores são números reais e números desconhecidos (incógnitas). ... Dessa maneira, não é considerada monômio qualquer expressão algébrica que possua uma adição, subtração ou incógnita no denominador.