Ceratodermia palmoplantar é um grupo heterogêneo de doenças caracterizadas por espessamento anormal das palmas das mãos e distúrbio nas solas dos pés. São caracterizadas principalmente como formas autossômicas recessivas e dominantes, relacionadas com o sexo e deficiências adquiridas.
Hiperqueratose plantar é um tipo de problema que ocorre pela quebra natural da pele desidratada e que, diante das pressões sofridas no dia-a-dia, acaba cedendo. Em alguns casos, essas fissuras podem atingir camadas cutâneas mais profundas, causando dor e sangramento.
A principal causa da queratose é a hiperqueratose, ou seja, um acúmulo de queratina causado pelo excesso de produção dessa proteína na pele.
Esfregar o local de acúmulo de queratina pode causar irritação à pele e agravar a situação. Depois de lavá-la, seque-a suavemente com uma toalha macia. Você também pode fazer uso de cremes dermatológicos, como hidratantes, que ajudam a remover a queratina adicional.
Se não houver ferida no local, a pele do calo deve ser hidratada diariamente com substâncias emolientes, oleosas ou cremosas específicas para calos. Existem produtos veterinários específicos para este tratamento à base de lanolina, ureia, silicone, óleo mineral, cera de abelha, vaselina entre outros componentes.
Curar feridas em cachorro com mel
O tratamento das úlceras de decúbito em cachorros é muito mais complicado do que das escaras. Após o diagnóstico realizado por um médico veterinário, a prescrição para o animal pode conter anti-inflamatórios para aliviar o processo e antibióticos para conter o avanço de alguma infecção.
Para tratar os calos em casa, devem-se seguir o seguinte ritual:
Calos e calosidades são espessamentos irritantes, às vezes dolorosos, que se formam com o atrito da pele com uma área de pressão excessiva. Sintomas e sinais de calos e calosidades incluem: região espessa e pele áspera, ranhuras na pele, área de pele escamosa e seca e dor ou sensibilidade da área afetada.
Uma boa forma de eliminar calos secos é aplicar uma mistura de aspirina com limão, pois a aspirina contém substâncias que ajudam a eliminar a pele seca enquanto que o limão amolece e renova a pele, ajudando a remoção completa do calo.
Só lixe os seus pés quando for realmente necessário Quando você causa o atrito da lixa com a área, o seu corpo entende como uma agressão, ou seja, a próxima pele que se formar será ainda mais grossa, pois seu organismo tentará proteger aquele local. Só use a lixa quando realmente houver uma necessidade.
Lixar os pés constantemente também provoca uma agressão à pele, que vai se espessando cada vez mais e formando fissuras que, com o tempo e a falta de higiene, podem sofrer contaminação bacteriana e fúngica", explica a dermatologista Endrika Trindade Magnago. A pele do calcanhar fica tão seca e dura que chega a rachar.
10 produtos mais vendidos para pés rachados e ressecados