Resposta. A chuva ácida é formada a partir de um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre (SO2) e nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos.
A chuva ácida é causada por reações químicas que acontecem entre os gases poluentes liberados na atmosfera e o vapor d'água. Como consequência, há a formação dos ácidos sulfúrico, nítrico e nitroso que conferem acidez demasiada à água da chuva.
A chuva ácida é um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos. A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica.
A chuva ocorre graças ao Sol que fornece energia fazendo a água evaporar, transformando-se em vapor de água que posteriormente se mistura com o ar. Devido à água ser mais leve que o ar, ela sobe direto para a atmosfera e o vapor de água transforma-se em nuvens.
Porque é desse modo que a água se forma no interior das nuvens. Com o calor, a água deixa a superfície da Terra e passa a se acumular na atmosfera, em forma de vapor. Essas gotículas são tão leves que flutuam como poeira em suspensão – e assim são formadas as nuvens. ...
As nuvens são constituídas por gotículas de água condensada, oriunda da evaporação da água na superfície do planeta, ou cristais de gelo que se formam em torno de núcleos microscópicos, geralmente de poeira suspensa na atmosfera.
A condensação do vapor de água na atmosfera origina as nuvens, formadas basicamente por gotículas de água mais leves que o ar. ... As nuvens dão origem às precipitações quando as gotículas de água se condensam e transformam-se em gelo. Uma nuvem só libera chuva quando se acumula gelo demais em seu topo.
Quando o vapor sobe para a atmosfera, encontra o ar em temperatura mais baixa, que faz que o vapor vire a gota líquida, ou até congele, quando a temperatura é muita baixa, criando cristais de gelo, e iniciando o processo de formação de nuvens. Se esta condensação de vapor ocorre perto do solo, formam-se as neblinas.
O vapor de água, ao chegar às camadas mais altas da atmosfera, passa para o estado líquido e forma as nuvens. A passagem da água do estado gasoso para o líquido é chamada de condensação.
As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. ... Essas nuvens, ditas de "origem orográfica" também decorrem da condensação do vapor de água devido ao resfriamento adiabático do ar.
– “Nimbus”, que significa chuva. Esses nomes em latim são utilizados até hoje para classificar as chuvas. Em algumas situações, esses nomes aparecem juntos. Compreendem as nuvens tipo Cirrocumulus (Cc), Cirrostratus (Cs) e Cirrus (Ci).
Abaixo os tipos e formas de precipitações que existem:
Em meteorologia, precipitação descreve qualquer tipo de fenômeno relacionado à queda de água do céu. Isso inclui neve, chuva e chuva de granizo. ... Para que haja, pois, a condensação do vapor d'água e formação de nuvens é necessário que uma massa de ar seja elevada.
Os principais tipos são: chuva frontal, chuva convectiva e chuva orográfica. Tipos de chuva correspondem às diferentes classificações de precipitação.
Composição da chuva ácida
Chuvas de verão: redobre os cuidados com enchentes e inundações. Verão é época de calor intenso e fortes chuvas. Por causa da grande quantidade de água que chega em um curto espaço de tempo, acontece o acúmulo nas ruas e nos perímetros urbanos e também o transbordamento de rios, mares, lagos e açudes.
De acordo com a origem, as chuvas podem ser frontais (ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco), orográficas ou de relevo (ocorrem quando uma nuvem encontra um obstáculo natural, como as montanhas) e convectivas (ocorrem pela diferença de temperatura nas camadas mais ...
As nuvens cumulonimbus são chamadas de nuvens convectivas, ou nuvens de grande extensão vertical, porque crescem verticalmente pelo processo físico da convecção. A convecção acontece quando aquecemos muito o ar.
As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
O movimento de ar seco em fortes tempestades sobre os continentes pode aumentar a frequência de granizo, promovendo a refrigeração por evaporação, que reduz o nível de congelamento das nuvens das tempestades, dando ao granizo um maior volume para crescer.
estado sólido
O granizo é um tipo de precipitação (ou seja, chuva) que cai do céu em forma de gelo sólido em pequenos pedaços. Normalmente, esses pedaços têm mais de cinco milímetros (meio centímetro), mas podem aparecer alguns de tamanhos bem maiores!