O que são Macrófitas aquáticas. As plantas aquáticas são conhecidas pelos pesquisadores como macrófitas aquáticas (macro = grande, fita = planta). São vegetais que habitam desde brejos até ambientes totalmente submersos (isto é, debaixo d'água).
Importância das Macrófitas. As macrófitas aquáticas desempenham um papel extremamente importante no funcionamento dos ecossistemas em que ocorrem, sendo capazes de estabelecer uma forte ligação entre o sistema aquático e o ambiente terrestre que o circunda.
Embora torne-se difícil de ser removido com a proliferação veloz, o aguapé pode ser extraído manualmente ou com o uso de máquinas. O procedimento deve ser realizado quando, levadas pelo vento, as plantas se concentrarem à margem da represa.
Os principais fatores identificados como propiciadores do crescimento de plantas aquáticas foram – eutrofização (principalmente por fósforo) e mudança da hidrodinâmica (criação de reservatórios para geração de energia, “polders” para rizicultura e canais e diques), introdução de espécies exóticas (gramíneas usadas em ...
A modificação mais comum entre as plantas aquáticas é a presença do aerênquima. Este tecido especial é extremamente poroso, preenchido com canais de ar, e pode ocorrer nas folhas, raízes e caule. É através do aerênquima que as trocas gasosas entre as porções aérea e submersa do corpo vegetal ocorrem.
Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
A eutrofização é um processo que gera efeitos graves ao ambiente aquático e pode prejudicar também a atividade humana. Veja a seguir alguns dos principais prejuízos desse fenômeno. Redução da quantidade de oxigênio dissolvido na água, o que provoca morte de espécies aquáticas, como os peixes.
O lançamento de esgoto in natura é uma das principais causas de eutrofização em grandes centros urbanos. Sem luz, todos os demais organismos fotossintetizantes, que oxigenam à água, acabam morrendo. Com isso, rapidamente os níveis de oxigênio reduzem no corpo hídrico, matando muitos organismos aeróbicos que viviam lá.
Para controlar a eutrofização podem ser usadas técnicas preventivas ou corretivas. As preventivas se baseiam em diminuir o fornecimento dos nutrientes danosos para o lago por uma fonte externa, controlando o esgoto urbano, tratando os efluentes industriais e diminuindo o uso de agrotóxicos.
06 – (PUC RJ/2012) Durante o processo de eutrofização dos ambientes aquáticos, podem ocorrer as seguintes etapas: a) contaminação da água por esgotos domésticos, proliferação de algas e de bactérias decompositoras, diminuição da concentração de oxigênio, produção de gases tóxicos.
Já a eutrofização é o fenômeno causado pelo excesso de nutrientes (principalmente nitrogênio e fósforo) nos ambientes aquáticos, provocando o crescimento excessivo de algas e criando condições de falta de oxigênio e luz, o que provoca a morte de seres aquáticos. ...
O despejo em excesso destes adubos sintéticos na água (em especial, fósforo e nitrogênio) pode causar um aumento incomum de algas, que é a chamada eutrofização. O excesso destas plantas na água bloqueia a passagem da luz, o que impede a fotossíntese de organismos que vivem mais ao fundo.
A maior parte das algas encontram-se na superfície pois elas precisam de luz para realizar seu processo de fotossíntese. ... A fotossíntese é o processo de geração de energia para os vegetais, na qual ocorre a transformação da energia solar em energia química, na forma da molécula de glicose.
As algas são seres eucariontes, fotossintetizantes, clorofiladas, unicelulares ou pluricelulares. Elas podem viver em ambientes terrestres úmidos e aquáticos de água doce ou salgada. Apesar de algumas delas se parecerem com plantas, as algas não apresentam folhas, caules ou raízes.
Resposta. As águas oceânicas ocupam 71% da superfície da Terra, isso significa que desempenha um papel importante na regulação da vida do planeta não só na economia global, mas também no sistema climático.
Além disso, protozoários também desempenham importante papel sendo componentes de ecossistemas, alvos de pesquisas científicas e modelo de estudo para a biologia celular, seja para descoberta de novas formas de vida, ou até mesmo para desenvolvimento de fármacos.