Para impedir que o avanço do protestantismo se espalhasse para os outros países da Europa, a contrarreforma criou algumas medidas, como a criação da Companhia de Jesus, reforma de ordens religiosas e a inquisição.
Resposta. Reafirmação dos dogmas da igreja, proibição de vendas de indulgencias, criação de seminários, criação da companhia de Jesus, reatribuição do tribunal do Santo Ofício.
Suas principais decisões conciliares foram: condenar a venda de indulgências, conforme Lutero já as combatera e a igreja romana admitiu seu erro; condenou a intervenção de príncipes nos negócios da Igreja; condenou a doutrina protestante de justificação apenas pela fé e reafirmou que a salvação é pela fé e também pelas ...
As decisões tomadas no Concílio de Trento foram de produzir normas e conceitos específicos da Igreja Católica em relação à salvação, dos sete sacramentos, os rituais eclesiásticos e medidas disciplinares, sendo que esse concílio foi de grande importância para o direito eclesiástico.
História Geral. O Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563, teve como principal objetivo reafirmar os dogmas da fé católica frente à disseminação do protestantismo. ... Boa parte das resoluções da Reforma Católica foi tomada no Concílio de Trento, realizado entre os anos de 1545 e 1563.
Concílio de Trento
Resposta: O Concilio de Trento foi convocado pelo papa Paulo III, reformulando algumas leis da igreja, para combater as heresias da reforma protestante, Liderada por várias pessoas, dentre elas, Martinho Lutero.
1 Rel Assembleia de clérigos convocada por ordem de seu prelado. 2 Ecles Reunião de bispos de todas as partes do mundo, que ocorre periodicamente, presidida pelo papa, para deliberação sobre questões relacionadas à Igreja, no âmbito universal.
São 21 os concílios ecuménicos, entendendo "ecuménico", aqui, com o sentido de "universal", com a participação de todos os bispos católicos do mundo.
O concílio de Niceia foi o primeiro Concílio Ecumênico realizado pela Igreja Católica. Ele ocorreu entre 20 de maio e 25 de julho de 325 d.C., na cidade de Niceia da Bitínia, atual cidade Iznik (Turquia), província de Anatólia (Ásia Menor), localizada próxima à Constantinopla.
O Concilio de Jerusalém foi uma reunião inicial entre as lideranças cristãs nos meados do século I, para abordar se os gentios (não-judeus) deveriam seguir as leis de Moisés.
O Concílio de Niceia que aconteceu no ano de 325 foi o primeiro evento promovido pela Igreja para discutir a fé cristã. O principal objetivo da convocação feita pelo imperador romano Constantino I era a criação de um consenso entre os representantes da instituição acerca da natureza divina de Jesus Cristo.