Doenças respiratórias como: pneumonia, bronquite e asma podem fazer com que seu pet fique com a respiração ofegante. Outros sintomas como: espirro, tosse, chiado ao respirar, febre e perda de apetite também podem estar relacionados à essas doenças.
O que fazer quando o cachorro está com a respiração ofegante? Se você percebe que seu cachorro está cansado mesmo em repouso, com a respiração acelerada mesmo sem fazer exercícios ou com a temperatura ambiente amena, o passo mais importante é consultar um veterinário.
Comportamento: Ligue para o veterinário se a cadela, no período de amamentação, parecer nervosa, inquieta ou desconfortável, recusar a amamentar os filhotes ou se alimentar. Efeitos gerais: Normalmente a mãe sofre grande perda de pelo durante o período de amamentação.
Aguarde o máximo que puder, de preferência pelo menos 30 dias após o parto. Neste período os filhotes já estarão mais ativos, já mamaram bastante e já podem dar o tempo para o banho da cadela e secar bem.
Amamentação dos filhotes Até lá, os peludos devem consumir apenas o leite materno que já possui os nutrientes necessários para um crescimento saudável. O desmame é um processo natural pelo qual os cães passam quando estão com um mês ou pouco mais de vida.
O alimento mais aconselhável para uma mãe que esteja a amamentar os seus cachorros é uma ração especial para cães em crescimento, visto que contém uma grande quantidade de proteínas, calorias e cálcio. Por outro lado, devemos certificar-nos de que todos os cachorros recebem a sua ração de leite materno.
Quando os pequenos chegam em casa ainda filhotes, existe o hábito de oferecer leite de vaca, como se estivéssemos amamentando bebês, mas é importante saber que o leite não é bem-vindo na alimentação dos cães em nenhuma fase de suas vidas.
Tem que ter cuidado ao oferecer o leite de vaca ou outro de consumo humano, como o de cabra, para o cachorro. Apesar de não ser proibido, os veterinários alertam para o fato de que cães podem ter intolerância à lactose e isso pode atrapalhar a digestão.
Em geral, não é recomendado dar leite para cães adultos. Isso porque embora o leite materno seja fundamental para a nutrição dos filhotes nos primeiros dias de vida, ele vai deixando de exercer essa função com o tempo.
Hidratação e dieta leve podem ajudar Quando o cachorro vomita algumas vezes, fica um pouco desidratado. É importante oferecer líquidos para que a situação não se agrave. Caso ele torça o nariz para a água em temperatura ambiente, tente oferecer água gelada ou água de coco – geralmente mais atrativas.
Primeiramente, ao vomitar, o cão fica desidratado. Logo, uma dieta leve e com bastante ingestão de líquidos pode ajudar. No entanto, se ele não quiser a água normal, tente água gelada ou água de coco. Todavia, um fato a ser levado em consideração é o de ir oferecendo pouca água para ele não vomitar novamente.