As mais comuns (dor, vermelhidão e induração) são relacionadas ao local de aplicação da vacina, que é intramuscular. Eventualmente, pode ocorrer febre nas primeiras 72 horas após vacinação. Reações alérgicas graves (anafilaxia) são raras.
Todas as pessoas a partir de 20 anos (incluindo idosos) que não tiverem comprovação de vacinação contra tétano e difteria, devem receber o esquema completo, com 3 doses da dT. Para os que tiverem esquema incompleto (1 ou 2 doses), completar até a terceira dose (não reiniciar o esquema).
Seringas preenchidas, que contêm dose única da vacina con- tra a Influenza, podem ser apresentadas com ou sem agulha. Segundo o Manual de Normas e Procedimentos para Va- cinação do MS, as agulhas indicadas para uso IM são de 0,55 x 20, 0,60 x 25, 0,70 x 25, 0,80 x 25 e 0,7 x 30.
A vacinação anual da gripe é uma importante medida de saúde pública para a prevenção de complicações graves, como pneumonia e infecções bacterianas secundárias, por isso é importante entender como funciona a vacina contra gripe.
A vacina contra a gripe pode dar reações? Pode, mas as reações são geralmente desprovidas de gravidade. As reações mais comuns são dor, vermelhidão e induração no local de aplicação, que ocorrem nas primeiras 72 horas após a vacinação. A febre ocorre em menos de 1% dos casos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), após a aplicação, a vacina leva de duas a três semanas para surtir efeito.
A vacina protege contra a influenza A, incluindo a prevenção contra a cepa H1N1, e a influenza B. O que muitas vezes pode acontecer é a pessoa imunizada contra a gripe contrair um resfriado e, daí, passa a acreditar que a vacina não funcionou.
Podemos concluir, portanto, que a vacinação anual é importante, pois os vírus modificam-se e os vírus que circulam na população em um ano não serão necessariamente os mesmos do ano seguinte. Vale destacar que a vacina contra gripe é importante e ajuda a reduzir as complicações.
Mito 3 – Se pegamos uma vez um resfriado, será difícil contrairmos outro de novo? O resfriado é causado por centenas de vírus, não apenas por um. Isso significa que, se ficamos imunes a um, futuramente outro poderá nos infectar.