adjetivo Confuso; sem ordem, clareza; em que há complicação, confusão: pensamento emaranhado. Diz-se do que se apresenta misturado confusamente: roupa emaranhada.
1. Pessoa que afiança outrem, tomando sobre si a responsabilidade de desempenhar a obrigação do fiado, se este a não cumprir. 2. Abonação.
Na hora de entender como conseguir um fiador, qualquer pessoa física ou jurídica pode ser o indicado para assinar o contrato de aluguel. No entanto, é necessário que ela apresente uma renda líquida suficiente para cobrir o valor do aluguel e mais a soma dos encargos da locação, ou seja, os valores de condomínio e IPTU.
Para alugar sem fiador, você também pode usar a CredPago. Essa é uma modalidade de fiança que analisa o cartão de crédito do inquilino e garante ao proprietário do imóvel que, em caso de inadimplência, ele poderá receber até 16 vezes o valor informado, com rapidez e sem burocracia.
Se você é trabalhador autônomo, encontrará um financiamento adequado. A única condição é ter conta corrente no banco, além de apresentar os documentos requeridos. O chamado Habitação é um crédito que contempla a sua renda e o tipo de imóvel que você quer comprar: novo, usado, residencial, comercial, etc.
Então, se para realizar um financiamento é preciso comprovar renda e hoje em dia o autônomo tem outros meios para comprovar o rendimento mensal, além do contracheque. A resposta é: sim, é possível financiar um imóvel sem ter a carteira assinada.
Entretanto, existe um documento que cumpre essa função. É a decore — declaração comprobatória de percepção de rendimentos. Ela foi criada no ano 2000 exatamente para servir como comprovação de renda para empreendedores e profissionais liberais ou autônomos. A decore deve ser emitida por contadores profissionais.
Mas a resposta é sim! Trabalhadores dessas modalidades podem fazer financiamento. No entanto, só podem financiar imóvel como pessoas físicas. Isto é, MEI pode financiar imóvel, mas não como pessoa jurídica, mesmo que nesse caso o empreendedor possua personalidade jurídica, dispondo de um CNPJ.
O fato de você ter se registrado como Microempreendedor Individual há menos de um ano não te impede de fazer um empréstimo, seja um microcrédito ou outro tipo de crédito, contudo, algumas instituições, como a Caixa, requerem que você tenha conta há alguns meses para poder liberar o crédito.
O Microempreendedor pode comprovar sua renda através do extrato de sua conta bancária. Inclusive em diversos casos o MEI depende de um extrato bancário completo e detalhados dos últimos meses quando a intenção é a obtenção de um empréstimo.
Pessoas jurídicas podem conseguir linhas de crédito específicas para financiar imóveis comerciais, sendo que essa modalidade é oferecida por muitos bancos, como a Caixa Econômica Federal, o Bradesco e o Banco do Brasil. Grande parte dos bancos realizam o financiamento por meio da alienação fiduciária do imóvel.
Financiamento por CNPJ: como funciona? O financiamento imobiliário por CNPJ funciona dentro de uma lógica parecida com o destinado a pessoas físicas: é preciso providenciar uma série de documentos ao banco, que vai aferir o faturamento e a saúde financeira da sua empresa e liberar (ou não) o crédito solicitado.
Passo a passo