Resposta. Resposta: Sobre o que os humanistas defendiam, podemos citar o antropocentrismo, isto é, o homem como centro de sua existência, rompendo com os preceitos religiosos e teocêntricos da Igreja Católica.
Os humanistas buscavam interpretar o cristianismo, utilizando escritos de autores da Antiguidade, como Platão. O estudo dos textos antigos despertou o gosto pela pesquisa histórica e pelo conhecimento das línguas clássicas como o latim e o grego.
O movimento humanista surge como mote para a valorização do ser humano e da natureza humana, onde o antropocentrismo (homem no centro do mundo) foi sua principal característica. O humanismo foi uma corrente intelectual que se destacou na filosofia e nas artes e que desenvolveu o espírito crítico do ser humano.
Por meio do Humanismo, o homem passou a ser visto como imagem e semelhança do seu criador Deus, tornando-se a medida de todas as coisas. ... O Humanismo, como visto, foi a base teórica e filosófica do movimento renascentista, influenciando o Renascimento artístico, cultural e científico.
O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como principais características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.
Durante a Renascença, uma das características principais do humanismo, foi a valorização do corpo humano nas pinturas e esculturas. Na foto, o Hércules, um exemplo de escultura renascentista que valoriza o corpo humano.
Principais autores e obras do Humanismo
Francesco Petrarca
Petrarca
Francesco Petrarca