É inegável a importância do contador para todas as empresas, inclusive negócios de menor porte. Especificamente nesses casos, porém, por contar com processos reduzidos e um grau de complexidade menor, algumas dúvidas principais para empreendedores costumam surgir: afinal, como funciona essa participação e quais contribuições esse profissional tem a fazer? Você também vive se fazendo essas perguntas? Então, chegou ao artigo certo!
Por meio da ciência da riqueza, o empresário pode conhecer o valor de seus ativos e passivos, ter visibilidade sobre receitas, custos e despesas, conhecer a rentabilidade e a lucratividade do negócio, entender a produtividade da mão de obra. Com esses dados, pode realizar um bom planejamento estratégico e tributário.
Se já teve problemas em mostrar o verdadeiro valor da sua empresa para o seu cliente, sofre com o alto índice de inadimplência ou tem dificuldades em fechar contratos por um preço justo, este artigo foi feito para você.
Antes de mais nada, é importante lembrar que a contabilidade é um serviço mandatório. Isso significa que todas as empresas são obrigadas a ter um contador vinculado ao CNPJ. O papel desse profissional vai desde questões mais operacionais, da efetiva abertura do negócio às rotinas diárias, até as mais estratégicas, que ajudam no desenvolvimento da empresa.
O levantamento regular de balancetes pode propiciar ao empreendedor uma visão mais clara de seu negócio, apesar de que muitos empreendedores não terem grandes conhecimentos de finanças e planejamento. A contabilidade dá o norte ao empreendedor, indicando, por exemplo, quais custos estão elevados e o histórico do desempenho das contas.
Entregar obrigações acessórias dentro do prazo é uma forma de garantir que a empresa esteja em dia com a Receita Federal, o que evita a imposição de sanções e multas. Ainda que ela demonstre pouco a importância da contabilidade, o cliente sabe que isso precisa ser feito.
Esses problemas podem ocorrer desde a não separação das finanças da pessoa física e da jurídica, falta de dinheiro devido à inadimplência, ou simplesmente a desorganização financeira que ocasiona o atraso do pagamento aos fornecedores.
Neste cenário, o planejamento estratégico é todo revisto para que a empresa acerte os caminhos que deve seguir. E ninguém melhor do que o contador para avaliar todas as informações contábeis e financeiras, auxiliando o gestor a fixar metas e objetivos possíveis, bem como a corrigir erros cometidos.
Você chegou até aqui e já percebeu que o serviço do contador é importante para o seu negócio. E, acima de tudo, você vai dormir tranquilo, na certeza de que o seu contador lhe ofereceu as informações necessárias para agir dentro da lei e não esquecer nada importante.
A Contabilidade Consultiva demonstra a importância da contabilidade ao gerar um valor de forma evidente ao empresário, permitindo-o tomar decisões fundamentadas. Para profissionais que têm dificuldade em transmitir o conhecimento em uma linguagem acessível ao empresário, o Nucont pode ajudar.
Esta é uma das principais obrigações da contabilidade – registrar as movimentações financeiras, preencher demonstrativos, fazer controles e manter os livros fiscais da empresa atualizados. Tudo isso depende do tipo de empresa, e o contador vai saber verificar o que é necessário no seu caso.
O contador é um profissional licenciado em Ciências Contábeis que trabalha com toda parte legal do sistema financeiro de uma empresa. Portanto, ele é uma pessoa especializada e com conhecimento necessário para realizar a guia de impostos, de notas fiscais e documentações burocráticas.
Basta dar uma olhada para as rotinas contábeis nas empresas e perceber o importante papel do contador. Ele é o profissional de auxílio direto na tomada de decisões. É quem, na prática, demonstra a importância da contabilidade. Inclusive, você sabia que o Nucont nasceu de um questionamento sobre a importância da contabilidade para as empresas?
Além de cumprir com as obrigações e ter tudo organizado, você terá também muitas tarefas simplificadas, como a emissão de notas e automatização do pagamento das suas guias de impostos.
Em primeiro lugar, você deverá lembrar que a fama do contador não é nada boa. Essas perguntas surgem, porque a sociedade tem a imagem de um profissional que apenas emite guias e realiza tarefas repetitivas, sem valor. E atualmente, com a contabilidade digital assumindo essas atividades, se tornou ainda mais difícil defender esse burocrata. E aqui é o ponto central: demonstrar a importância da contabilidade como uma ciência da riqueza, parceira do negócio.
A importância da contabilidade pode ser evidente para nós, profissionais. Mas os donos de negócio nem sempre enxergam que o papel do contador é fundamental para a prosperidade econômica. E cabe a nós, contadores consultivos, mostrá-los o papel da contabilidade, a importância do contador e tudo que podemos fazer para ajudá-los a alcançar prosperidade e sustentabilidade financeira.
A abertura do CNPJ trata-se de um processo fundamental e, ao mesmo tempo, bem delicado para as empresas, visto que é a fase em que todas as questões ligadas ao negócio são definidas, incluindo:
Praticamente todas as empresas precisam de um contador, seja ele terceirizado ou não, mas é de extrema importância para toda parte burocrática. As únicas empresas que não precisam de um contador são as MEI (Microempreendedor individual).
O médico analisa seus exames e explica os efeitos de manter um colesterol alto. Por isso, indica a necessidade de reduzi-lo por meio de atividades físicas e sugere um acompanhamento mensal.
Algumas das suas funções atuais podem lembrar um perfil semelhante ao de um investidor, porém dentro de uma empresa. Ou seja, ele é capaz de observar oportunidades e lacunas que podem ser preenchidas para alavancar o negócio.
E mais. Trabalhos de consultoria, auditoria, perícias judiciais e extrajudiciais e de análise de balanços somente podem ser feitos pelo profissional com curso superior – o contador, com está previsto na lei e disponível no na página do Conselho Federal de Contabilidade ou nos CRCs (Conselhos Regionais).
Outra vantagem de contratar uma empresa especializada, com profissionais qualificados e que disponha uma plataforma integrada. Dessa forma, simples e acessível elas falam a mesma língua que você. Quantas vezes você já não se deparou com profissionais com uma linguagem técnica, cheia de siglas que, ao contrário de facilitar a sua vida, criaram mais problemas? Você precisa é exatamente o contrário disso!
Seguindo esse mesmo ritmo, no futuro da contabilidade, algumas consultorias preveem que a tecnologia vai substituir também o contador. De acordo análise feita pela Ernst & Young, até 2025 essa é uma das profissões que podem vir a ser substituídas por tecnologia para a contabilidade.
Estas são as principais funções que os contadores podem desempenhar:
Continue a leitura do post e conheça 7 possibilidades de atuação do profissional de Ciências Contábeis!
Quais são as principais áreas da Contabilidade?
Graduação em Ciências Contábeis Se a sua intenção é iniciar nessa carreira fazer o curso de bacharelado em ciências contábeis será o seu primeiro passo. Essa graduação tem duração de 8 semestres e está disponível em diversas faculdades em todo o Brasil.