A dentição decídua desenvolve-se durante o período embrionário e fetal, sendo que a dentição permanente é formada durante o período fetal. Apesar de o bebé, quando nasce, não evidenciar qualquer dente, a maioria dos dentes já está presente no interior dos ossos maxilares.
Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1. São muito maiores do que qualquer dente decidual e não podem fazer sua entrada antes que o desenvolvimento da mandíbula atinja um estágio que abra suficiente espaço.
Dentes permanentes Dentre eles, oito são incisivos, quatro são caninos, oito são pré-molares e doze são molares (incluindo os quatros dentes do siso).
Dente 2º Molar N. 47 - Prodens.
Os incisivos: são conhecidos como incisivos centrais superiores (51 e 61) e os incisivos centrais inferiores (71 e 81). Há também os incisivos laterais que são os dentes 52, 62 na arcada superior e os dentes 72 e 82 na arcada inferior. ... Sua principal função é rasgar o alimento e encaminhá-lo para os dentes subsequentes.
1