Eixo de referência: O movimento se dá no plano sagital. O eixo é fornecido pela articulação do cotovelo, através da qual passa o eixo transverso. Direção: Durante a flexão o antebraço se move para cima e se aproxima do braço, resultando em um ângulo reduzido entre os mesmos.
Uma cápsula fibrosa envolve a articulação e é revestida internamente por uma membrana sinovial. As articulações sinoviais podem ser categorizadas com base na função. A articulação do cotovelo é funcionalmente uma articulação em dobradiça, permitindo o movimento em apenas um plano (uniaxial).
Introdução: entre a extremidade distal do úmero e proximais do rádio e ulna, forma- se o cotovelo; a extensão do braço e sua supinação produz no cotovelo uma angulação externa chamada de ângulo de carregamento, o qual pode ser medido com goniômetros.
A articulação do cotovelo é um gínglimo ou articulação em dobradiça. Possui três articulações: úmero-ulnar, entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna, úmero-radial, entre o capítulo do úmero e a cabeça do rádio e rádio-ulnar proximal, entre a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna.
- Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise.