Na lógica e na filosofia um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão.
1) Um argumento lógico é uma ou mais sentenças declarativas, chamadas de proposições ou premissas, que aparecem acompanhadas de outra frase frase declarativa: a conclusão. Ou seja, primeiro faz um ou mais enunciados, depois a conclusão.
Argumento é um raciocínio lógico. ... Este é um argumento formado por duas premissas e uma conclusão. Os dois primeiros enunciados são as premissas e o último enunciado é a conclusão. Os fatos apresentados nas premissas servem de evidência para a conclusão, isto é, são eles que sustentam a conclusão.
A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado. ... No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.
Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. ... Eis um exemplo de argumentação: A violência é uma conduta aprendida, e nossa cultura é uma eficiente professora.
Significado de Argumento substantivo feminino Prova usada para afirmar ou negar um acontecimento: argumento válido. Meio usado para persuadir, para tentar convencer alguém, fazendo com que esta pessoa mude de ponto de vista ou de maneira de agir.
Fundamentalmente, as estruturas dos parágrafos se dividem em introdução, desenvolvimento e conclusão.
O parágrafo inclui um ou mais períodos, no qual se desenvolve uma ideia central. O período é constituído por uma oração (frase, proposição) ou conjunto de orações que formam um sentido completo. Os sinais de pontuação dois-pontos, parágrafo, travessão que introduzem o discurso directo indicam a abertura de parágrafo.
Sendo assim, os parágrafos devem ser construídos dentro dessa lógica de introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada parágrafo deve apresentar uma ideia central. Essa ideia principal corresponde ao tópico frasal que, normalmente, aparece já no início do parágrafo.
As melhores maneiras de começar uma frase
Embora existam diferentes formas de organização de parágrafos, os textos dissertativo-argumentativos e alguns gêneros jornalísticos apresentam uma estrutura-padrão. Essa estrutura consiste em três partes: a ideia-núcleo, as ideias secundárias (que desenvolvem a ideia-núcleo) e aconclusão ( que reafirma a ideia-básica).
É possível fazer o desenvolvimento de um parágrafo de diversas maneiras, por enumeração, relação causa-consequência, analogia ou comparação, perguntas ou citações. Leia o parágrafo a seguir e perceba qual a técnica que o autor do texto utilizou para desenvolver seu texto.
As três partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica. A introdução faz uma rápida apresentação do assunto e já traz uma ideia da sua posição no texto, é normalmente aqui que você irá identificar qual o problema do texto, o porque ele está sendo escrito.
Para construir um texto dissertativo perfeito, siga a seguinte ordem:
O Texto Dissertativo é um tipo de texto argumentativo e opinativo, uma vez que expõe a opinião sobre determinado assunto ou tema, por meio de uma argumentação lógica, coerente e coesa.
Como começar uma redação dissertativa
Veja a seguir o que é preciso conter nessas etapas.
Por isso, apresento hoje 5 dicas para que você faça uma excelente dissertação.
Para garantir uma correta progressão textual, a dissertação deve ser estruturada em introdução, desenvolvimento e conclusão. A dissertação é um texto em prosa, ou seja, é escrito em linhas e frases contínuas. É um tipo de texto que não sofre quebras como ocorre, por exemplo, nos poemas.
As principais características do texto dissertativo-argumentativo são: Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto; ... Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto; Uso da norma-padrão da língua portuguesa.
O texto dissertativo-argumentativo vai exigir que você disserte argumentativamente, ou seja, que você escreva, com suas próprias palavras, sobre um tema de maneira crítica, apresentando o seu ponto de vista. Além disso, você deverá apresentar argumentos de autoridade que corroborem o seu ponto de vista.
Cinco dicas sobre o título na redação