Resposta: O 19º termo da P.A.
O oitavo termo de uma PG é 256 e o quarto termo dessa mesma PG é 16.
(64) (Regra de sinais da multiplicação: dois sinais diferentes resultam sempre em sinal de negativo.) Resposta: O sétimo termo da PG(-3, 6, ...) é -192.
Progressão geométrica finita é uma PG que tem um número determinado de elementos. Por exemplo, a seqüência (3,6, é uma PG de razão igual a q = 2. A soma dos temos dessa PG será 3 + 6 + 12 + 24 + 48 = 93.
PG: (2,4,8,16, 32, 64, 128, 256...) Note que cada número (exceto o primeiro) da sequência é o resultado do anterior multiplicado por 2. A fórmula do termo geral da PG é: an = a1 . q^(n-1).
Como achar quantos termos tem uma progressão aritmética?
Resposta: Essa progressão aritmética possui 25 termos.
A progressão aritmética tem 25 termos. Primeiramente, vamos relembrar da fórmula do termo geral de uma progressão aritmética. O termo geral de uma progressão aritmética é definido por aₙ = a₁ + (n - 1).
Sabendo que an representa um termo qualquer de uma PA, podemos tentar encontrar o termo geral de uma progressão aritmética cujos termos são desconhecidos. Para isso, considere uma PA que possui n termos. Saiba que a1 é o primeiro, an é o último e a razão é r. Essa é a fórmula do termo geral da progressão aritmética.