A nomenclatura dos éteres pode ser feita de duas formas, sendo que na mais reconhecida escreve-se a cadeia menor seguida de “oxi” e depois a cadeia maior com o sufixo.
A nomenclatura oficial IUPAC para os ésteres é feita a partir do hidrocarboneto correspondente terminado em ATO. A seguir, deve-se colocar a preposição DE mais o prefixo da ramificação terminada em ILA. Outro nome oficial deste ácido é acetato de etila.
Éteres são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional - O- (oxigênio) entre dois radicais (carbonos), ou seja, se caracterizam pela presença de oxigênio ligado a dois átomos de carbono.
Como apresentam caráter básico, podem ser encontrados nos três estados físicos da água: líquido, sólido ou gasoso. A sua estrutura geral integra o grupo funcional (R-O-R), que é um átomo de oxigênio ligado a dois radicais (alquila ou arila). Mas tenha cuidado, pois os éteres são diferentes de ésteres.
Entre os principais aldeídos presentes em nosso cotidiano estão o metanal (que, em solução aquosa, é o formol), o etanal, a vanilina (baunilha) e o cinamaldeído (canela).
Principais sintomas e efeitos: Sendo um depressor do sistema nervoso central o éter etílico em alta concentração causa tontura, sonolência, torpor e inconsciência. Seus efeitos através da inalação , contato com pele e olhos causam irritação, queimaduras e dermatoses.
Éter é uma função orgânica oxigenada, isto é, apresenta o elemento químico oxigênio, além de carbono e hidrogênio. Essa função possui como principal característica estrutural a presença de dois radicais orgânicos ligados a um átomo de oxigênio.
O clorofórmio, conhecido também por triclorometano, é um líquido incolor e volátil que produz efeito anestésico, por ser muito volátil absorve calor da pele. ... Descoberto em 1831, o clorofórmio substituía o álcool por provocar euforia e desinibição.
CHCl₃
Essa droga é resultante da mistura de diversas substâncias como éter, clorofórmio, cloreto de etila e essência perfumada. O produto final é embalado em um tubo de alta pressão para facilitar a propagação no ar. Portanto, o lança-perfume é um composto químico inalante produzido sob pressão dentro de tubos.
Os principais efeitos do lança-perfume são: Aumento de batimentos cardíacos, podendo chegar a 180 batimentos por minuto. Euforia. Excitabilidade.
Pode ser encontrada no organismo até 6 dias pelo exame de urina, 90 dias pelo de cabelo e três dias pelo exame de sangue.
O MDMA é uma droga estimulante que provoca euforia, bem-estar, distorções da percepção e alucinações. “É aumenta a sensibilidade de modo que qualquer sensação parece amplificada”, comenta Mario. O cristal é comumente usado debaixo da língua ou diluído em água (quando vira a famosa “aguinha”).
Nas áreas mais pobres da Região Metropolitana a droga é conhecida como "respingo" e, nas festas, como "sucesso", simplesmente por causar alucinações instantâneas, levando depois a pessoa a ter desmaios, tosse e até mesmo hemorragia e parada cardíaca.