As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade.
Resposta. não, pois toda palavra tem sílaba tônica, e todo acento esta na sílaba tônica, mas nem toda sílaba tônica tem acento.
A resposta para quem só decora regras é: "sábado tem acento agudo porque é uma palavra proparoxítona (=todas as proparoxítonas são acentuadas) e paletó por ser oxítona terminada em “o” (=as oxítonas terminadas em “a”, “e” e “o”, seguidas ou não de “s”, recebem acento gráfico). ... Essa é a lógica dos acentos.
O acento tônico refere-se à intensidade dos fonemas na fala, e os acentos gráficos, como o agudo e o circunflexo, marcam a sílaba tônica na escrita.
A acentuação gráfica consiste na colocação de acento ortográfico para indicar a pronúncia de uma vogal ou marcar a sílaba tônica de uma palavra.
O acento tônico comporta-se sobre uma das sílabas da palavra, como sobre um dos tempos do grupo rítmico. A palavra importante de uma frase recebe um acento mais forte; o grupo rítmico que se quer tornar mais aparente numa sucessão de palavras musicais é sublinhado pelo acento expressivo.
É uma sensação que se estabelece na organização dos compassos de um pulso constante. O acento métrico é uma sensação diferente dos estipulados na acentuação do período romântico com intuito de angariar a outro patamar uma obra artística. O acento métrico está relacionado a diversos fatores da prática musical.
Resposta. Musica, terceira pessoa do singular do presente do indicativo e palavra paroxítona, nunca teve acento. Música, substantivo, palavra proparoxítona, não perdeu acento. A reforma não mexeu em proparoxítonas.