Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón
47 anos (1907–1954)
13 de julho de 1954
Aos dezoito anos, na volta para casa, Frida sofre um grave acidente que a marcaria para o resto da vida. O bonde onde estavam ela e o namorado chocou-se com um trem e um para-choque de um dos veículos atravessou-lhe as costas, causando uma fratura pélvica, além de várias outras lesões pelo corpo.
Em 13 de julho de 1954, Frida Kahlo, que havia contraído uma forte pneumonia, foi encontrada morta. Seu atestado de óbito registra embolia pulmonar como a causa da morte. Mas não se descarta a hipótese de que tenha morrido de overdose (acidental ou não), devido ao grande número de remédios que tomava.
A artista morreu em 13 de julho de 1954, aos 47 anos de idade. Frida havia contraído uma forte pneumonia e em seu atestado de óbito registra embolia pulmonar como a causa de sua morte. ... Seu corpo foi cremado e suas cinzas depositadas em uma urna em forma de sapo, que se encontra em exposição no Museu Frida Kahlo.
Aos seis anos, Frida foi diagnosticada com poliomielite. Isso fez com que a perna direita ficasse mais fina do que a esquerda, e a diminuição da circulação na perna causou dor crônica durante toda a vida da artista.
Coyoacán, Cidade do México, México
24 de novembro de 1957
13 de julho de 1954
24 de novembro de 1957
Com cores vivas e cenas de um realismo vigoroso e popular, Rivera criou um estilo nacional que refletia a história do povo mexicano, desde a época pré-colombiana até a Revolução. Rivera representou sua particular visão da revolução agrária do México fazendo uso de estereótipos extraídos da pintura religiosa.
Ruth Rivera Marín
A Vida Pessoal de Diego Rivera Quando retornou ao México, casou-se com Guadalupe Marín, com quem teve duas filhas, Ruth e Guadalupe. Lupe foi o tema de pinturas em retratos de Rivera, Frida Kahlo e Juan Sorian. O casamento durou 4 anos, não resistindo às sucessivas escapadas de Diego.
É considerado um dos mais destacados pintores do movimento denominado “Muralismo Mexicano”. Dono de um espírito revolucionário, Rivera buscou apresentar sua arte para o público de maneira singular. Assim, em detrimento das pinturas de cavalete, pintou grandes murais.
Definir uma arte que seja pública obriga a considerar as dificuldades que rondam a noção desse conceito. Em sentido literal, seriam as obras que pertencem aos museus e acervos, ou os monumentos nas ruas e praças, que são de acesso livre.
Muralistas mexicanos Eles eram Diego Rivera (1886-1957), David Alfaro Siqueiros (1896-1974) e José Clemente Orozco (1883-1949). Pelo fato de terem sido os impulsionadores do movimento muralista, ficaram conhecidos como “os três grandes”.
O Muralismo é um movimento artístico que surgiu no México, no início do século XX, criado por um grupo de intelectuais pintores mexicanos, após a Revolução Mexicana, reforçado pela grande depressão e pela primeira guerra mundial.
mu·ra·lis·ta ta. 1. [ Artes plásticas ] Relativo a muralismo (ex.: movimento muralista mexicano). ... [ Artes plásticas ] Que ou quem se dedica a fazer pinturas ou obras gráficas, geralmente de grandes dimensões, sobre muros ou paredes (ex.: pintor muralista; foram convidados vários muralistas para o festival).
Diego Rivera (1886-1957) é o pintor mural mexicano mais conhecido. Ele acredita na arte como uma forma de luta contra a opressão, um instrumento revolucionário. Rivera - juntamente com José Orozco e David Siqueiros - criou o movimento muralista mexicano.
No Brasil a ideia de ocupar espaços públicos com murais surgiu na metade do século XX. Momento em que houve forte processo de urbanização. Ligado à necessidade de modernização e intensa construção civil, o muralismo foi crescendo junto com esse movimento.
Cinco muralistas brasileiras pra seguir agora no Instagram
Muralismo ou pintura mural é a pintura executada sobre uma parede, diretamente na sua superfície, como num afresco, num painel montado para uma exposição permanente. ... No século XIII, os trabalhos de Giotto deram extraordinário impulso à pintura mural e, a partir de então, surgiram grandes mestres dessa técnica.