BRASÍLIA — Na madrugada de 12 de setembro de 1963, Brasília foi isolada do resto do país. Telefones cortados, aeroporto ocupado, prédios públicos tomados e os acessos a rodovias federais bloqueados. A capital estava sitiada pela ação de 630 sargentos, cabos e soldados da Marinha e da Aeronáutica.
A formatura em direito, a morte de João XXIII e o assassinato de Kennedy. O ano de 1963 tornou-se inesquecível para mim. Há 50 anos, três acontecimentos me marcaram a história pessoal que nunca me esmaeceram os pontos centrais da caminhada pelo mundo.
século XX
Além do exército regular, o Vietnã no Norte também tinha grupos de guerrilheiros chamados vietcongues. No dia 2 de novembro de 1963, o primeiro-ministro Diem foi assassinado. Coincidentemente, 20 dias depois, o então presidente norte-americano John F. Kennedy também foi morto.
Em 1975, Saigon, capital do Vietnã do Sul, foi conquistada, e a guerra encerra-se com a unificação do Vietnã sob o comando do governo comunista. Ao todo, fala-se que essa guerra causou a morte de cerca de quatro milhões de pessoas, sendo metade dessas mortes de civis.
Serviço de Comunicação Social: A retirada das tropas americanas e a posterior ocupação da cidade de Saigon pelo exército norte-vietnamita é tida como o marco do fim da Guerra do Vietnã.
Considera-se que a Guerra Fria iniciou-se por meio de um discurso realizado por Harry Truman, no Congresso americano, em 1947. Nesse discurso, o presidente americano solicitava verba para combater o avanço do comunismo na Europa e alegava que era papel do governo americano combater o avanço da influência soviética.
Outra característica marcante nesse conflito foi a forte presença da mídia, a guerra do Vietnã moldou como é feito o jornalismo de guerra até os dias atuais, e assim, imagens de violência e horror logo correram o mundo, o que gerou uma forte pressão interna nos Estados Unidos para colocar encerrar o conflito.
Após o fim da Guerra do Vietnã em 1975, a União Soviética tornou-se principal benfeitor do Vietnã durante a década de 1980 até que o país entrou em colapso em 1991, deixando o Vietnã sem seu aliado ideológico, econômico e militar.
História Geral. A Guerra da Coreia foi um dos símbolos da Guerra Fria e iniciou-se em 1950, quando tropas norte-coreanas invadiram a Coreia do Sul com o objetivo de unificar a península. ... Essa guerra foi uma das primeiras manifestações da bipolarização que caracterizou o mundo no período da Guerra Fria.
A Coreia do Norte e a Coreia do Sul vivem em estado de tensão desde a Guerra da Coreia, conflito ocorrido em meio ao contexto da Guerra Fria. ... Por trás das suas hostilidades que se presentaram durante a Guerra da Coreia (1950-1953), as duas Coreias firmaram um armistício, mas nunca chegaram a assinar um acordo de paz.
27 de julho de 1953