Os fibromas orais podem se desenvolver nos tecidos gengivais, nas bochechas, nos lábios e na língua. Todas essas áreas da boca estão sujeitas a traumas decorrentes da mastigação e a desordens de oclusão. Isso favorece o surgimento desses tumores benignos.
O aparecimento do fibroma mole não possui causa muito bem estabelecida, mas acredita-se que o seu surgimento está relacionado com fatores genéticos e com a resistência à insulina, podendo ser percebido, na maioria das vezes, em diabéticos e portadores da síndrome metabólica.
Os acrocórdons (fibroma mole) podem ser tratados por cauterização química, eletrocoagulação ou através de remoção cirúrgica. Para fibromas moles de maior tamanho, o tratamento é cirúrgico.
Um ótimo remédio caseiro para remover verrugas comuns, que surgem na pele do rosto, braços, mãos, pernas ou pés é aplicar uma fita adesiva diretamente na verruga, mas uma outra forma de tratamento consiste em aplicar um pouquinho do óleo essencial de melaleuca, vinagre de maçã ou esmalte.
O procedimento mais comum de remoção de sinais e pintas é a excisão. Essa é uma técnica de corte ao redor do sinal com um bisturi, e pode ser usada em lesões benignas ou malignas. No último caso, é retirado também alguns centímetros da pele ao redor da pinta.
O método mais usado é o “shaving”, no qual, após anestesia local (injeção ou pomada anestésica, dependendo do seu tamanho) é feita a retirada com lâmina ou tesoura delicada, seguida de cauterização para estancar o sangramento. Também podem ser retirados com bisturi elétrico ou com crioterapia (nitrogênio líquido).
Cientificamente chamados de NEVOS, os sinais são um grupo de melanócitos (células produtoras de melanina responsáveis por fornecer pigmentação a nossa pele) agrupados num pequeno aglomerado. Como estas células são mais pigmentadas, o resultado é uma marca de cor que se destaca do resto da pele.
O pólipo cutâneo, fibroepitelial, consiste em pequenas elevações da pele, benignas, assimétricas, muito comuns que mais comumente surgem no pescoço, na virilha e axilas geralmente decorrentes do atrito de roupas, joias, ou até mesmo do próprio cabelo ou unhas, com a pele.
Para tirar a verruga com fita adesiva, é recomendado colocar a fita na verruga por 6 dias e depois retirar e mergulhar a verruga na água por alguns minutos. Depois, deve-se passar uma pedra pomes ou uma lixa no local da verruga para retirar o excesso de pele. Confira outras técnicas caseiras para retirar verrugas.
O vinagre de maçã seca os pólipos na pele o que eventualmente faz com que eles caiam sozinhos. Aqui está como fazer isto: Coloque um pouco de vinagre de maçã em uma esponja de algodão e esfregue-a cuidadosamente nos pólipos. Repita isso algumas vezes por dia.
Devem ser removidas apenas as lesões que justifiquem a remoção, evitando cirurgias desnecessárias e as cicatrizes resultantes. Em geral, toda “pinta” ou sinal apresenta a possibilidade de transformação em câncer da pele. Felizmente, tal transformação ocorre apenas numa minoria dos casos.
O tratamento para verrugas genitais femininas deve ser orientado por um dermatologista ou ginecologista e, normalmente, é feito com pomadas para verrugas, como Imiquimod, Podofilina, Podofilox ou ácido tricloroacético, por exemplo, que devem ser aplicados na região afetada. Conheça outros remédios para HPV.
O HPV costuma curar-se espontaneamente em 80 a 90% dos casos. Após 1 ou 2 anos, o sistema imunológico da maioria das pessoas é capaz de destruir o HPV e eliminá-lo por completo do nosso organismo. A lesões provocadas pelo HPV, sejam elas verrugas ou neoplasias do colo do útero, têm cura através de tratamento médico.
Você também pode tentar remover a verruga com o bicarbonato de sódio. Dissolva o bicarbonato em água e depois lave a mão ou o pé que contém a verruga com a mistura. Deixe que sua mão ou a parte afeta seque naturalmente, com o bicarbonato ainda nela. Repita o processo com frequência, até que a verruga desapareça.
O Sistema de Eliminação de Verrugas Pointts demonstrou ser clinicamente tão eficaz quanto o método de congelamento por nitrogênio líquido utilizado em clínicas e hospitais. Seguro, eficaz e fácil de usar, age congelando rapidamente a verruga plantar ou vulgar. Normalmente, é suficiente em único tratamento.
Remédios para HPV
Ácido tricloroacético (ATA) a 80-90% em solução alcoólica: aplicar pequena quantidade somente nos condilomas e deixar secar, após o que a lesão assumirá aspecto branco. Caso seja aplicada quantidade excessiva, pode-se remover o excesso polvilhando talco ou bicarbonato de sódio. Repetir semanalmente se necessário.