O símbolo da Medicina, na verdade, é uma serpente enrolada ao bastão de Esculápio, ou Asclépio, nome do deus que simbolizava a Medicina na mitologia grega. ... Assim, a mitologia grega o colocou como deus da Medicina. Mais tarde, seu bastão com a serpente enrolada se tornou o símbolo da Medicina.
Galeno
Galeno escreveu bastante sobre farmácia e medicamentos, sendo considerado o "Pai da Farmácia". Sua grande contribuição foi a transformação da patologia humoral numa teoria racional e sistemática, em relação à qual se tornava necessário classificar os medicamentos.
Em 1809, dentro do curso médico, foi criada a primeira cadeira de matéria médica e farmácia ministrada pelo médico português, José Maria Bomtempo.
O primeiro diploma referente à profissão farmacêutica que se conhece em Portugal data de 1338. Reflectindo a importância do papel do boticário, Tomé Pires (c. 1465 -1540), boticário de D. Manuel I, foi enviado para a Índia em 1511 como Feitor das Drogas em Cananor.
Surgimento das boticas A origem das atividades relacionadas à farmácia se deu a partir d século X com as boticas ou apotecas, como eram conhecidas na época. ... Na Espanha e na França, a partir do século X, foram criadas as primeiras boticas.
A farmácia clínica moderna começa com o final da Segunda Guerra Mundial com o lançamento de diversos fármacos e a introdução de uma tecnologia farmacêutica de produção em larga escala. Com essa mudança, os farmacêuticos começam a repensar o currículo dos cursos de Farmácia, principalmente nos Estados Unidos.
A origem das atividades relacionadas à farmácia se deu a partir do século X com as boticas. Neste período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. As primeiras boticas foram criadas na França e na Espanha e originaram o modelo de farmácia atual.
O ensino de farmácia só iniciou-se no Brasil em 1824, porém, ainda em 1809, o curso de medicina do Rio de Janeiro (cadeiras:Medicina, Química, Matéria Médica e Farmácia) era instituído e o primeiro livro daquela faculdade foi escrito por José Maria Bontempo, primeiro professor de farmácia do Brasil.
Para a implantação de um programa de Farmácia Clínica Hospitalar, devem ser atendidos pré-requisitos primários: Apoio dos gestores, sistema de distribuição de medicamentos em Dose Unitária ou Dose Individualizada, tempo para a prática clínica farmacêutica e inserção na equipe multiprofissional.