Resposta. A Didática refere-se principalmente ao saber fazer pedagógico do professor, ou seja, do seu saber de como e o quê deve ensinar adquirido em sua formação. Ela reporta sobretudo ao conhecimento teórico e prático daquilo que se ensina, mais até do que a própria Metodologia de Ensino.
A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem. ... A didática, segundo Libâneo (2012), tem como objeto de estudo o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a apropriação das experiências humanas e sociais e historicamente desenvolvidas.
Ela favorece uma aprendizagem qualitativa, tendo em vista, focalizar sempre o melhor para os alunos e viabilizar facilidades no trabalho do professor, tornando suas ações seguras e precisas. Em suma, a didática é a disciplina que fundamenta a prática docente.
Comenius foi inovador em vários aspectos. Defendia, por exemplo, o acesso das crianças pobres e das mulheres à escola, algo que não ocorria até então. Além disso, acreditava que os textos escritos utilizados em sala de aula deveriam seguir a língua nativa dos alunos, em vez de latim.
Comênio acreditava que, por ser dotado de razão, o homem pode entender a si e a todas as coisas. Portanto, deve se dedicar a aprender e a ensinar. Seguindo esse pensamento, Comênio conclui que o mais importante na vida não é a contemplação e sim a ação, o "fazer".
Comênio
O pai da pedagogia tradicional é Johann Friedrich Herbart, responsável de organizar a pedagogia como ciência. Jean Jacques Rousseau, ele foi um importante filósofo e grande teórico da educação, e mostrou que o caminho para uma sociedade mais justa era através de uma boa educação.
Portanto, a Didática surge graças ás ações desses dois grandes didatas: Ratke e Comênio. Como fato interessante, ambos didatas são provenientes da Europa Central, Alemanha e República Tcheca, países onde se estava desenvolvendo todo um processo de Reforma Protestante.
Termo de origem grega (didaktiké), a didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino. ... Nesse contexto, a Didática enquanto campo de estudo visa propor princípios, formas e diretrizes que são comuns ao ensino de todas as áreas de conhecimento.
Para Libâneo (1992): A Didática é o principal ramo de estudo da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
A origem da Didática nos remete ao século XVII através de Iohannes Amos Comenius ou mais conhecido como Comênio (1592-1670) que realizou uma obra chamada Didática Magna (Didactica Magna) em 1657, que criava uma proposta de reformar e escolar e educacional.
Neste sentido a Didática acompanhou certa dinamicidade dentro desse processo. Sendo que para entender a História Didática se fazem necessários duas abordagens: a primeira corresponde ao período que vai de 1549 até 1930; a segunda procura mostrar a trajetória da Didática a parti da década de 30 até os dias atuais.
Didática individualista vinculada à “pedagogia das competências”.