Todas as altitudes são contadas a partir do nível médio dos mares, determinado por medições feitas pelos marégrafos em diferentes pontos do litoral. Nos mapas, a altitude é representada por uma escala de cores que varia do verde (baixas altitudes) ao marrom (altitudes mais elevadas).
O mapa hipsométrico representa a variação de altitude de uma área em relação ao nível do mar,onde a altitude é zero (0), usando uma escala de cores. Cada cor representa um intervalo de altitude em metros e indica a altura ou profundidade de uma área.
O Brasil é o país de altitudes modestas, uma média de 40% de seu território se encontra abaixo de 200 metros, cerca de 45% fica entre 200 e 600 metros e 12% entre 600 e 900 metros.
O Brasil é um país de altitudes modestas: cerca de 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m. O território não apresenta grandes formações montanhosas, pois não existe nenhum dobramento moderno em seu território.
Campos do Jordão, na região da Serra Mantiqueira, é a cidade mais alta do Estado de São Paulo e do Brasil, com 1.
2.
O relevo da região Sudeste é bem variado: por um lado, encontramos superfícies elevadas, como as serras da Mantiqueira, da Canastra e do Mar; e por outro, planícies costeiras, largas, que formam amplas baixadas litorâneas. No que se refere ao clima, a região apresenta vários tipos.
O Sudeste apresenta uma grande variedade de biomas, entre os principais estão: Mata Atlântica, Cerrado, Campos, Mata de Araucária e Caatinga. O clima também varia conforme cada localidade: tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.
No Sudeste, a Chapada Guarani nasce em grandes áreas de afloramento do Aquífero Guarani, aonde a relação do solo com o enorme volume de água presente no subsolo forma o relevo conhecido como cuesta e cria a faixa de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado Brasileiro, sendo essa a chapada de maior índice ...
No Norte do Brasil e Região Nordeste em especial nos estados do Maranhão, Tocantins, Ceará e Bahia encontram-se as chapadas que dividem os biomas da Caatinga, do Cerrado e da Amazônia. Respectivamente são a Chapada das Mesas, Chapada da Natividade, Chapada do Araripe, Chapada das Mesas e Chapada Diamantina.
Uma grande parcela das maiores empresas instaladas no país tem sede no Sudeste. Nessa região, estão as principais metrópoles brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os estados que formam a região Sudeste são: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
O Sudeste é a região mais populosa do Brasil e ocupa 10,85% do território brasileiro. Altamente urbanizada (90,5% da população vivem em zonas urbanas), abriga duas metrópoles globais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Serras - Serra do Mar (escarpa voltada para o Oceano Atlântico), Serra da Mantiqueira Minas Gerais e São Paulo) , Serra de Paranapiacaba, Serra do Espinhaço (Bahia e Minas Gerais), Serra da Canastra (São Paulo e Minas Gerais) e Serra dos Órgãos (Rio de Janeiro).