Entre as suas principais vantagens está a qualidade que não interfere na sensibilidade do usuário. Outra opção interessante é a luva nitrílica, feita a partir de uma borracha sintética que, consequentemente, evita o uso do látex.
A borracha nitrílica garante alta resistência química a óleo, combustível, tintas e solventes orgânicos. Luvas nitrílicas são mais resistentes, duráveis e até três vezes mais resistentes à punção. As luvas nitrílicas resistem melhor que o látex à avaria do contato com alimentos gordurosos.
Devido às dificuldades de remoção do talco nas luvas, a prevenção da contaminação é o método mais eficaz para evitar complicações. Para isso, o talco deve estar somente na face interna das luvas e na quantidade mínima necessária para a lubrificação.
Ela é ideal para o manuseio de alimentos ou para utilização com cosméticos. Disponível nas versões com pó para facilitar o calçamento ou sem pó para evitar contaminação no produto industrializado, exceto alimentos. Este pó é composto de amido de milho atóxico que não causa alergia na pele.
As luvas de látex podem ser comercializadas com ou sem pó. A utilização do pó (amido de milho bioabsorvível) como lubrificante possibilita um fácil calçamento e remoção das luvas.
O pó, no entanto, não afeta qualquer funcionalidade, durabilidade ou resistência da luva. As luvas sem pó passam por um processo de lavagem intensivo e recebem um revestimento sintético de polímeros para terem as mesmas características das luvas com pó.
As luvas descartáveis de uso médico possuem uma numeração que estabelece o tamanho da luva. Outra característica que diferencia as luvas descartáveis é a presença de talco. As luvas com esse material possuem a vantagem de serem vestidas com mãos suadas sem dificuldades. No entanto, essa substância pode causar alergias.
Use luvas quando for possível prever o contato com sangue ou outros fluidos corporais, membranas mucosas, pele não intacta ou materiais potencialmente infecciosos. C. Retire as luvas depois de cuidar de um paciente. Não use o mesmo par de luvas para o atendimento de mais de um paciente.
As luvas descartáveis de látex são as mais comuns e as mais utilizadas. São feitas de borracha comum e tem um custo de produção bastante baixo. São essas luvas que costumamos ver sendo utilizadas para limpeza e que costumam ser confeccionadas em um tom de amarelo.
Para os ambientes hospitalares há dois tipos de luvas a serem utilizadas: as de procedimento e as cirúrgicas.
De modo geral, vamos abordar a sua finalidade como principal padrão de comparação: Luvas anticorte: usada para manuseio de produtos secos que possam causar cortes; Luva de látex natural: ideal para proteção contra agentes químicos, tais como álcoois e ácidos; ... Luva para temperatura: protege contra temperatura em geral.
Confira abaixo os tipos de luvas para cada situação:
As luvas de procedimento são para procedimentos não cirúrgicos em situações clínicas, quando existe a possibilidade de contato direto ou indireto com sangue, secreções, excreções e objetos visivelmente sujos com fluidos corporais.
Para situações que as luvas são apropriadas se torna uma excelente opção. Conclusão: Entre os 3 modelos citados vemos que a luva de procedimento nitrílica é a melhor opção, devido a sua resistência quimíca , ser equivalente a luva de latex e ser antialérgica.
Luva Nitrílica
Luva descartável de vinil, plástica ou látex: utilizadas na manipulação de alimentos; Luva de malha de aço: recomendada para evitar cortes em manuseio de carnes; Luva de borracha: recomendada para atividades de manejo com lixo; Luva térmica: recomendada para evitar queimaduras ao tocar superfícies quentes.
As luvas de vinil são mais baratas, mas não oferecem a mesma proteção que as luvas de látex ou nitrilo. Luvas de vinil são mais usadas na indústria de alimentos. Mais baratas, elas são menos resistentes e permitem menor ajuste se comparadas às de látex ou nitrilo.
Supermax
Na área da saúde, a luva nitrílica é utilizada em áreas onde há risco de contato com patógenos sanguíneos e/ou contaminantes ambientais.
As luvas de borracha nitrílica geralmente contêm aditivos químicos semelhantes ao látex, que podem atuar como alérgicos de contato. ... Essas luvas são fabricadas a partir de cloreto de polivinila (PVC), um material sintético que é menos flexível, elástico, durável e possui menos conformidade com a mão do que o látex.
Luva Nitrilica: (verde) neste caso a luva mais fininha e com uso em trabalhos de manutenção mecânica, tem durabilidade entre 02 a 05 dias. Quanto mais atrito e contato com derivados de petróleo menor é a vida útil. Em trabalhos de limpeza e pequenos reparos de máquinas a durabilidade média é de 03 a 06 dias.
Capacete de segurança: 1 ano; Máscara de Solda: 1 ano; Respirador de fuga com filtro: 1 ano; Cinto de segurança: Indeterminado.
Validade do EPI
Calçados de segurança: 6 meses; Óculos de proteção: 1 ano; Capacete de segurança: 1 ano; Máscara de solda: 1 ano.
Um protetor auricular tipo concha pode durar de 6 meses a 3 anos e o tipo plugue de espuma expandida com superfície selada (não permite líquidos penetrar) pode ser utilizado por até 15 dias. Plugue de espuma expandida descartável com superfície porosa apenas um ou dois dias.
6.
03 anos
3 anos
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em nota técnica emitida é permitido a utilização do EPI com o Certificado de Aprovação vencido....Basta você inserir os seguintes campos: