O comportamento do robalo também é muito influenciado pela maré. O peixe é especialmente ativo quando a maré está correndo e as melhores luas para a pescaria são a minguante e a crescente.
Marés. É bastante influenciada pelo comportamento das marés, as melhores luas são a minguante e a crescente de preferência as de quarto. O Robalo torna-se extremamente ativo quando a maré está correndo principalmente quando começa a vazar (descer). A maré ideal é aquela que corre devagar quase o dia todo.
"Normalmente, de abril a setembro há um período de capturas relativamente menores. As maiores ocorrem em novembro e dezembro".
► 5º – ANZOL: Use anzol 2/0 ou 1/0 com uma pernada de 60 a 80 centímetros de distância do chicote. No caso da linha é muito variável as espessuras entre elas, isso porque dependendo do tamanho do robalo, quanto mais espessa e resistente for a linha, melhor prá aguentar o tranco do peixe e não estourar.
Os modos mais comuns para pesca do robalo é pescar de barco em baías e rios que desembocam no mar utilizando iscas artificiais ou iscas vivas como camarão ou manjuba.
Ele deve ser mais lento e catimbado. Então, empregue paradinhas, mas não tão lento quanto nos dias claros. A noite não é necessário um trabalho de muita provocação. O robalo boêmio não perde muito tempo em tomar a decisão.
Confira algumas opções:
R$24,66 por KG.
Baía de Babitonga: o destino dos robalos No belo estado de Santa Catarina, a pesca é uma atividade bastante produtiva: suas águas permitem que os pescadores se aventurem de inúmeras formas, em pescas nas profundezas e de superfície, podendo se beneficiar da captura de vários tipos de peixes.
O Camurim pode ser pescado com iscas de superfície, meia-água e fundo. O tipo de isca mais indicado e a cor dependerão dos fatores climáticos.
Arremessando o camarão perto do costão, onde existem pedras no fundo, pode-se capturar Badejos e Garoupas, Pampos, Sargos e Enxadas. Em arremessos mais longos, além das pedras, onde começa a areia, é possível fisgar Robalos, Pescadas e outras espécies de passagem.
Trabalho Tradicional: Toques seguidos com ZIG ZAG, um movimento que enlouquece os predadores e faz atacar violentamente, algumas vezes errando o bote, isto porque quando o ataque for no ZIG a isca poderá estar no ZAG, ou ao contrário.
Para isca: bonito, sardinha, guaiá, lula, ataca também algumas iscas artificiais de fundo "jig, ratlino etc." Caranha - Novembro a Abril Costeiras que sejam proxima a embocaduras de rios. Isca: sardinha, bonito, rabo azedo (carapauzinho, manequinho), entra também em iscas artificiais de meia agua. OBS.
Pesca na Lua Cheia Esta é a melhor fase da Lua para a pesca, pois durante a Lua Cheia a luminosidade é mais intensa, fazendo com que os peixes subam à superfície, provocando aumento na velocidade do metabolismo dos peixes e aumentando seu apetite. Portanto esta fase da Lua para a pesca dá ótimos resultados!
A ideia é pescar em alto-mar ou na praia? Então saiba que os melhores meses para esse tipo de pescaria são: outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Nesses meses, o calor faz com que os peixes fiquem mais próximos da superfície, principalmente os predadores que vêm em busca de alimento.
A maré alta é um bom momento para praticar pesca de praia. Alguns pescadores consideram este um dos momentos mais favoráveis para a pesca no mar. ... Os peixes também aproveitam a corrente na maré alta para entrar nas “baïnes” [*] para se alimentar.