1. Deslocamento em linha reta – larguras mínimas necessárias: 0,80m para circulação de uma cadeira de rodas, pelas portas e obstáculos fixos; 1,20m para circulação simultânea de uma pessoa e uma cadeira de rodas (figura 3); 1,50m para circulação simultânea de duas cadeiras de rodas.
O mínimo é de 2,50 x 4,50 m, mas recomenda-se que seja 2,80 x 5 m, permitindo assim que, quando o veículo estiver estacionado, exista um espaço mínimo de 30 cm ao redor para facilitando o embarque e o desembarque.
Como o banheiro social é utilizado principalmente pelas visitas, não é necessário contar com box e chuveiro, somente um lavabo com pia, espelho e vaso sanitário. ... Uma tendência atual do banheiro social é construí-lo separando a área do vaso sanitário da pia.
Como dito, a distância mínima entre o centro de saída de esgoto e a parede deve ser de 29,5 cm. Respeitar esse valor garantirá maior eficácia e reduzirá o risco de entupimento.
Para as cubas de apoio, a torneira mais indicada é a de bica alta, por conta da distância entre a bica e a válvula de escoamento. Já a torneira de bica baixa funciona bem com uma cuba de apoio com mesa, cuba de sobrepor, cuba de embutir ou cuba de semi encaixe.
Cubas mais altas, independente do tipo (Ver também “Tipos de Cubas“), são também mais indicadas para preservar as bancadas, pois bloqueiam melhor a água que bate nas laterais.
10 a 15 cm
A altura indicada para instalação do ponto de água da torneira também vai depender do modelo da peça. A sugestão é que tenha 15cm para torneiras de bica alta e 20cm para torneiras de bica reta, medidos do tampo até o centro do ponto de água.
Altura padrão dos pontos de esgoto Pia de banheiro: 0,50m a 0,60m do piso. Ralo do chuveiro: geralmente fica centralizado no box, mas pode ser linear ou ficar em qualquer posição desde que o piso tenha o caimento adequado para escoar a água.
Coloque uma planta alta e larga embaixo da pia, de forma que suas folhas escondam os canos. Você também pode colocar várias plantas próximas umas às outras.